Imprimir

Imprimir Artigo

23/04/2020 - 09:48

IFMT-Pontes e Lacerda entrega 1.200 litros de álcool 70% a Secretaria de Saúde, hospitais, Forças de Segurança e projetos sociais

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste entregou 1,2 mil litros de álcool (70% para superfícies e 70% glicerinado para higienização das mãos) a 12 órgãos e instituições locais e da região, em ação oriunda da Chamada Interna de Apoio a Projetos de Extensão para o Enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional Decorrente do Coronavírus- Edital 047/2020 do IFMT em parceria com o Conselho de Segurança Pública de Pontes e Lacerda (Conseg).

Coordenador do projeto no Campus, o professor doutor Adriel Martins Lima destacou que a produção segue a todo vapor esta semana para atendimento da demanda. "Muitos órgãos públicos foram beneficiados neste primeiro lote, eles precisam para desinfecção porque fazem atendimento direto ao público. Foram entregues 1,2 mil litros de álcool. A intenção de modo geral é atender a comunidade. Enquanto coordenador do projeto fico feliz que esse resultado seja atingido. Agora vamos continuar com o trabalho. O que temos de melhor é atender a sociedade, uma vez que somos servidores públicos, então, estamos aqui para trabalhar em benefício dela. Quero agradecer ainda a todos os apoiadores e parceiros, a exemplo da Pró-Reitoria de Extensão do IFMT; do Conseg, na pessoa do presidente João Ramires, e também o  Ministério Público do Estado de Mato Grosso, na pessoa do doutor Frederico Ribeiro, da Primeira Promotoria".

A Secretaria Municipal de Saúde de Pontes e Lacerda foi um dos órgãos beneficiados e o insumo será usado pelos profissionais de saúde. "Nesse momento de crise, de pandemia, no qual um dos principais produtos que  utilizamos está difícil de ser encontrado, essa doação veio em boa hora. O Campus do IFMT sempre  foi muito parceiro da Secretaria Municipal de Saúde. Vamos enviar esses materiais para as unidades para uso diário dos profissionais", afirmou a secretária Luana Aparecida de Souza.

Diretor do Hospital Vale do Guaporé (Santa Casa de Pontes e Lacerda), outra unidade beneficiada, José Paulo Adriano destacou a iniciativa. "É sempre bem vindo ver a sociedade abraçando o Hospital Vale do Guaporé de uma maneira geral. Ficamos agradecidos com o desempenho e a preocupação do Instituto Federal, destinando esse produto".

Chefe de Departamento de Assistência Social e Trabalho em Pontes e Lacerda, outro órgão contemplado, Alfredo Barbosa Ferreira enalteceu a utilização do álcool. "Fico extremamente agradecido. O Campus do IFMT não tem medido esforços em prol da sociedade de Pontes e Lacerda. Vamos distribuir para todos nossos órgãos e nossos profissionais também, não só parte da limpeza, mas higiene das mãos. Também será colocado para população que utiliza nossos serviços sociais".

As forças de segurança também receberam a doação. O tenente-coronel Sandro Barbosa da Silva, Comandante do 12º Comando Regional da Polícia Militar de Pontes e Lacerda, frisou a iniciativa e a utilização do produto.

"Essa ação é muito importante em um momento como esse, em que há envolvimento de vários órgãos da forma que podem. Essa foi a forma que o IFMT encontrou, o que será de grande valia para que possamos desinfetar nossos equipamentos de trabalho, viaturas, e atender a comunidade com segurança e da melhor forma possível".

Diretora administrativa e financeira Hospital Evangélico de  Mato Grosso, em Vila Bela da Santíssima Trindade, mais um beneficiado, Maria Auxiliadora Dorileu Rosa ressaltou que a doação chegou em boa hora. "Para nós está sendo extremamente importante. Primeiro, há dificuldade financeira que temo e segundo, mesmo com recurso, está difícil para comprar [o álcool] no Brasil. Procuramos muito e essa doação veio como uma salvação. Já não  tínhamos mais nada".

Também foram contemplados com a doação o posto da Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Centro de Detenção Provisória, Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Correios e projetos sociais.
Imprimir