Imprimir

Imprimir Artigo

20/04/2020 - 13:34

​Manobra

A proposta demagógica da bancada governistas do PTB para reduzir o número de vereadores em Cáceres, na verdade é uma manobra para prejudicar partidos com chapas modestas. Com 11 vereadores, a legenda deve chegar a 3.500 votos para eleger um parlamentar. Dos doze partidos que desejam disputar a eleição municipal, 60% não conseguirão atingir essa legenda. Desse modo, as cadeiras serão dividas entre cinco partidos que conseguirem. Neste caso, minha avaliação é de que serão beneficiados o PTB, PSB, PSC, PSDB e o DEM. O PTB, PSB, PSC e o PSDB, têm 14, dos atuais 15 vereadores. Com 11 ou com 15, o duodécimo não cai porque é constitucional, 7%. Portanto é também demagógica e eleitoreira a proposta de redução e consequente devolução de recursos à prefeitura. A questão em Cáceres não é número de vereadores, é a qualidade dos mesmos. Na sua maioria, são pessoas fracas, despreparadas, manipuláveis, sem personalidade e de caráter duvidoso. Por isso o eleitor faz um limpa a cada mandato. Precisamos ter vereadores qualificados, por isso defendo que as quinze cadeiras sejam mantidas para dar oportunidade para que todos disputem em pé de igualdade.
 
Chapa branca
 
Semana passada o vereador José Eduardo Torres (PSC) protestou no grupo do Jornal Oeste no whats contra uma manobrada da mesa diretora da Câmara, liderada pelo governista Rubens Macedo (PTB), que prorrogou a suspensão das atividades regulares da casa. De acordo com Torres, a manobra foi para impedir a derrubada do decreto ilegal do prefeito Francis Maris (PSDB), que multa comerciantes que permitirem clientes sem máscaras.
 
Prejuízo
 
A crise gerada pelo coronavírus e as medidas que foi obrigado a tomar, aumentou ainda mais o alto desgaste da gestão do prefeito Francis Maris (PSDB). Ao ter que endurecer com os comerciantes, perdeu seu maior cabo eleitoral. Formado em sua a maioria por pequenas empresas, o comércio da cidade está à beira da falência. Se  empresas quebrarem e demitirem, a culpa é de Francis. Se houver uma epidemia de coronavírus ele também carregará a culpa. Eu não queria estar no seu lugar neste momento.
 
Sumiram
 
Vocês repararam que os pré-candidatos a prefeito de Cáceres na eleição municipal evaporaram. Não há um único liderando campanhas para arrecadar máscaras, álcool em gel e alimentos para afetados pela crise do coronavírus. Nem mesmo o deputado federal doutor Leonardo, que é médico, é visto brigando com os governos federal e estadual para aumentar a capacidade de leitos para tratar vítimas na região. Infelizmente, temos uma geração de políticos ‘copa do mundo’, que só vão ao eleitor na campanha. Francamente, cansei deles.
 
Ninho
 
Ao menos três relevantes pré-candidatos a vereador do prefeito Francis Maris (PSDB), manifestaram a Coluna o descontentamento com a ingerência e interferência do secretário de Turismo, Júnior Trindade, que é do PR, dentro do PSDB. Eles inclusive já falam em recuar da disputa caso o ‘Engomadinho’ siga dando palpites no PSDB. A Coluna investigou mais profundamente e descobriu que a ‘rusga’ surgiu e se intensificou com a manobra de Trindade em filiar o diretor da Águas do Pantanal, Paulo Donizete no PSDB e lançar sua pré-candidatura a prefeito, em uma rasteira na vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSB). O japonês já tinha ‘soprado’ isso para o RDNEWS na semana passada. Olha, conheço bem o ‘Engomadinho’ desde que ele veio do sítio em Cruzeiro D’Oeste. Na verdade ele abraçou Paulo Donizete porque no fundo ele sonha em comandar a Águas do Pantanal. Eu não preciso dizer por que né. De besta ele só tem o jeito de pentear o cabelo.
Imprimir