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13/04/2020 - 09:21

Coronovirus vai atrasar conclusão de obras e adiar retomada dos transportes de cargas pelo porto de Cáceres

A pandemia do coronavirus vai atrasar a recuperação da estrutura física do porto de Cáceres e consequentemente adiar a retomada do transporte de cargas pela hidrovia. A meta do governo Mauro Mendes (DEM) seria colocar o porto em funcionamento no segundo semestre deste ano. As obras caminham em ritmo lento. Várias empresas que atuavam no projeto paralisaram e as tratativas comerciais internacionais também estão sendo prejudicadas.

“Estamos trabalhando só internamente. Estamos com dificuldades em relação às empresas terceirizadas. Umas paralisaram 100% as atividades e, em outras estamos evitando os serviços neste momento para preservar nossos colaboradores” afirma o empresário Vanderlei Reck Júnior, presidente da Associação Pró Hidrovia do Rio Paraguai (APH) responsável pelas obras para viabilidade do modal.

“Esse (pandemia) é um problema que afeta todos os países. E, com isso, as tratativas comerciais internacionais, que já haviam iniciadas, estão sendo prejudicadas. Mas, temos esperança que tudo volte a normalidade o mais rápido possível para que possamos voltar a planejar os nossos próximos passos”.
 
O acordo de cooperação entre a Companhia Mato-grossense de Mineração e a Associação Pró Hidrovia do Rio Paraguai para a retomada das atividades do porto foi celebrado no dia 14 de janeiro. O cronograma apresentado pela APH previu que em 6 meses aconteceria a reativação do porto. Foi aportado investimento de R$ 1,5 milhão para recuperação da estrutura física, equipamentos, e demais adequações necessárias.

O porto está há praticamente 10 anos sem funcionamento, já que desde 2009 o fluxo diminuiu drasticamente, até a paralização completa, em 2012.  O objetivo da Associação é que, após o início da atividade, aconteça a continuidade das melhorias, como a ampliação do embarque e desembarque, estruturação física e administrativa, e investimento em guindaste para operar com contêineres.

O porto

O Porto Fluvial de Cáceres é delegado pela União para a administração pela Metamat desde 1998. Por meio da hidrovia Paraguai-Paraná, o porto beneficiará municípios das regiões oeste e sudoeste do estado. Dos 3.442 quilômetros da rota aquaviária, 890 quilômetros ficam dentro do Brasil, passando por Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A hidrovia passa ainda pela Bolívia, Paraguai, e Argentina.
 
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