Imprimir

Imprimir Artigo

05/04/2020 - 13:21 | Atualizado em 05/04/2020 - 13:31

Quatro Marcos registra os dois primeiros casos de coronavírus da região

A Secretaria de Saúde e o Gabinete de Situação Municipal de São José dos Quatro Marcos, confirmou na manhã deste domingo (5), o registro de 2 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) existentes no município.

A Nota Técnica Informativa assinada pela secretária de saúde, Tayonara Cristiane Bitencourt da Silva, destaca que os pacientes com resultados positivos se encontram sobre acompanhamento de profissionais de saúde e isolamento domiciliar. Informou ainda que serão tomadas medidas necessárias para redobrar a identificação, notificação, isolamento, investigação e monitoramento de novos casos suspeitos.

A secretária de saúde e o Gabinete de Situação recomendou prudência e bom senso da população para o isolamento social no sentido de evitar a propagação do vírus no município e na região. E finalizou destacando que para evitar a propagação de falsas notícias e eventual estado de pânico, qualquer mudança no caso será comunicado através de nota oficial da Secretaria Municipal de Saúde.

Recomendações

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.


O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Veja a nota abaixo
http://www.jornaloeste.com.br/uploads/NOTA-TECNICA-INFORMATIVA-N%C2%BA04-CORONA-VIRUS.pdf.pdf
Imprimir