Imprimir

Imprimir Artigo

01/04/2020 - 08:14

Em Cáceres, MPF, MP Estadual e Defensorias Públicas reforçam a importância da manutenção de medidas de prevenção à covid-19

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria da República em Cáceres (MT), junto com a Promotoria Estadual e as Defensorias Públicas da União e do Estado, sediadas no município, emitiram na tarde desta terça-feira (31) um comunicado conjunto reforçando a importância da manutenção das medidas de prevenção recomendadas pela comunidade científica de saúde, para conter o avanço da covid-19 na região oeste de Mato Grosso.

No documento, os representantes dos órgãos alertam para o fato de que o isolamento domiciliar é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como medida com eficácia testada e aprovada em diversos países, para diminuir a curva ascendente de casos de contágio do coronavírus. Enfatizam também que o isolamento social é fator decisivo para se ganhar tempo a fim de preparar as estruturas hospitalares para o combate à pandemia. “Esse tempo, aliás, pode ser a diferença entre ter mais leitos de UTI, respiradores e máscaras e não tê-los”.

Os membros do Ministério Público Federal, do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública da União e da Defensoria Pública do Estado, lotados em Cáceres, ressaltam que reconhecem a preocupação relativa à questão econômica, principalmente dos cidadãos que tiveram o sustento prejudicado pelo isolamento social, mas enfatizam que o prejuízo deve ser combatido com intervenção do Estado, a fim de suprir as necessidades da população, seja com pacotes de estímulo econômico ou com a ampliação de políticas de renda mínima, e “não com a ilusão de que é possível o retorno à normalidade, sem assumir o risco de milhões de mortes em curto prazo”.

Eles destacam que permanecem atuantes e atentos à defesa dos direitos e à preservação da vida dos cidadãos da região oeste de Mato Grosso. “O momento recomenda ouvir a voz lúcida da comunidade científica mundial: fiquem em casa para a preservação de vidas". Assinaram o documento os procuradores da República Bernardo Meyer Cabral Machado e Júlio César de Almeida, os promotores de Justiça Augusto Lopes Santos e Rinaldo Segundo, os defensores públicos estaduais Saulo Fanaia Castrillon, Thaís Cristina Ferreira Borges e Vinicius Sant’Ana Rissato, e o defensor público federal Pablo Farás Souza Cruz.

Íntegra do comunicado
Imprimir