Imprimir

Imprimir Artigo

31/03/2020 - 07:45

Quatro Marcos registra primeiro caso suspeito de coronavírus

O município de São José dos Quatro Marcos registrou o primeiro caso suspeito de coronavírus (covid-19) conforme Nota Técnica Informativa divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde.

A nota assinada pela secretária de saúde, Tayonara Cristiane Bitencourt da Silva, destaca que a partir de medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde (MS), foi realizada coleta de exame laboratorial encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (LACEN-MT), que é o órgão reconhecido pelo governo do Estado.

De acordo com os dados, trata-se de uma pessoa do sexo masculino, 45 anos de idade, morador da cidade, que manteve contato com pessoa suspeita de Covid-19 e apresentou sintomas compatíveis com os critérios padronizados pelo Ministério e Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Diante da situação, a secretaria emitiu recomendação para que a pessoa evite viajar para locais onde há casos confirmados, bem como evitar promover e participar de lugares que possam ter aglomeração de pessoas, no sentido de evitar a propagação de falsas notícias e eventual estado de pânico.

Recomendações      

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Imprimir