Imprimir

Imprimir Artigo

28/03/2020 - 07:19 | Atualizado em 28/03/2020 - 09:22

Homem de Porto Esperidião morre vítima de coronavírus

O Distrito Federal registrou a primeira morte por coronavírus. O boletim de casos, divulgado no início da noite desta sexta-feira (27/3), mostra que uma pessoa morreu devido à doença na capital federal. 
 
A vítima chama-se Israel Tiago Martins, de 40 anos, que veio de assentamento na Rota do Cavalo, entre o Paranoá e Sobradinho, e deu entrada na UPA de Sobradinho 2, com quadro de desconforto respiratório e febre. Internado, o caso progrediu para síndrome respiratória grave.
 
 
Apresentava hipertensão e diabetes. 

Israel era indígena, de Porto Esperidião na região de Cáceres, no Mato Grosso. Segundo informações repassadas à Secretaria de Saúde, namorava uma francesa, que chegou da França e o contaminou. Ela também está internada, mas em unidade de saúde ainda não divulgada.

Além da morte, o número de casos confirmados pela Covid-19 chega a 242. Do total, nove são infecções graves e nove críticas. O levantamento ainda mostra que ocorreram 16 casos a mais apenas nesta sexta.
 
 
Ao todo, são 142 homens e 100 mulheres infectados.
 
Durante coletiva à imprensa nesta sexta-feira (27/3), a Secretaria de Saúde informou que quase metade dos pacientes diagnosticados com o novo coronavírus no Distrito Federal, 120 pessoas, estão recuperadas da doença. Segundo o subsecretário de Vigilância Sanitária, Eduardo Hage, o período para que os diagnosticados deixem de apresentar sinais da doença é de 14 dias. 

Secretaria de Saúde: teste definitivo aponta que indígena não morreu de coronavírus
 
Exame definitivo para coronavírus realizado em Israel Martins deu negativo. O Governo do Distrito Federal divulgou nota nesta manhã (28/03) para retificar a informação: a morte do indígena não foi provocada por Covid-19.
 
O erro, segundo informou a Secretaria de Saúde, ocorreu pelo registro da suspeita da doença no atestado de óbito.
 
Assim, o DF não tem nenhuma morte por coronavírus.

VEJA A NOTA DA SECRETARIA DE SAÚDE:

*NOTA DE ESCLARECIMENTO*

A Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal, informa que o caso amplamente divulgado na noite de ontem (27), como sendo a primeira vítima do Covid-19 no DF, *testou negativo* em exame definitivo realizado pelo Laboratório Central (Lacen) segundo teste molecular para detecção de SAR-COV2 por reação de PCR em tempo real utilizando o protocolo Berlim.
 
O desencontro de informações se deu, em virtude da indicação de suspeita da doença no atestado de óbito que, em si só, não confirma a causa morte.
 
Portanto, o Distrito Federal continua sem nenhum óbito registrado até o momento.
ASCOM/SES
Imprimir