Imprimir

Imprimir Artigo

24/03/2020 - 08:16

Sem sessão na Câmara, Pastorello faz Live e diz que a prefeitura tem dinheiro sobrando contra o COVID19

Com o cancelamento da sessão que aconteceria ontem, 23, na Câmara Municipal de Cáceres, o vereador Cézare Pastorello (Solidariedade) fez uma Live no facebook, a partir da sua casa, no mesmo horário que seria da sessão e falou sobre diversos assuntos do município, entre eles, obras de pavimentação e ações contra o COVID19.

Pastorello reforçou o fato de que a prefeitura tem dinheiro sobrando para suportar a falta de arrecadação gerada pela Pandemia e que deveria contabilizar como prejuízo as mortes e não a falta de arrecadação.

"A prefeitura de Cáceres tem hoje, na conta da Secretaria de Saúde, mais de 4 milhões de reais do governo federal, sendo mais de 2 milhões só para custeio. De superávit, do ano passado, mais de 8 milhões de reais, dos quais são recursos próprios, que pode usar como quiser, mais de 3,5 milhões. Desse dinheiro, um milhão e meio irá para a reforma do antigo prédio da Câmara. Sobram 2 milhões, de recursos próprios, para usar como bem entender. Não teremos mais FIPe. Prejuízos todos nós teremos. Os financeiros, nós vamos recuperar, as vidas não", explica o vereador.

Na contramão de outros municípios que até fecharam a entrada de pessoas que não sejam da cidade, o prefeito de Cáceres disse que não há motivos nem para fechar os comércios. Segundo o prefeito, já tem menos gente na rua e isso é suficiente. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o isolamento social é o primeiro passo a ser dados. Os seguintes são os de localizar os doentes, testar e tratar.

Pastorello também disse que o prefeito Francis está equivocado ao minimizar os efeitos de não fazer o isolamento, por, no mínimo, 15 dias. Segundo dados do Ministério da Saúde, Cáceres tem apenas 26 leitos de UTIs, a maioria já ocupada. Só para o Município de Cáceres, a expectativa é de que mais de 7 mil pessoas precisem dos leitos, em estado grave, se o vírus não for controlado.

Na Live o vereador foi questionado sobre a notícia de que o Governo do Estado retomaria obras em diversos bairro da cidade. Pastorello explicou que o governador Mauro Mendes poderia, no máximo, retomar as obras como as do Jardim do Trevo, que já tem recursos federais nas contas do Estado há mais de 10 anos. Mas que nas ruas Das Anhumas, Tuiuiús,  Travessa da Luz, Bairro Vila Mariana, bairros São Luiz da Ponte e Santa Cruz (Vila da PM) as obras pararam por problemas com a construtora, porém o convênio é do município.

"Uma das funções que o vereador pode fazer, inclusive ficando em casa, é a fiscalização dos contratos. Algumas obras foram abandonadas por construtoras como a Grenco e os  contratos rescindidos. Os recursos estão disponíveis na Caixa Econômica Federal para serem usados. Estamos cobrando que sejam feitas novas licitações e que as obras sejam retomadas ainda este ano", afirma Pastorello.

Além desses assuntos, ainda foram tratados temas como a nova Lei Complementar 151, que estabelece o Código de Ética do servidores, que pode ser usada pelos servidores  que se sentirem perseguidos, além de assuntos como IPTU, teletrabalho, o novo decreto do prefeito Francis Maris Cruz que proíbe os mototaxistas de disponibilizaram capacetes para os seus clientes, a necessidade de o município suspender os cortes de água e até a possibilidade de dar isenção ou redução das tarifas por 3 meses.

"A Autarquia Águas do Pantanal vêm acumulando um lucro de mais de 2 milhões por ano. O próprio Conselho Municipal de Meio Ambiente vê como imprescindível que se garanta a continuidade no fornecimento de água para as pessoas fazerem sua higienização e se protejam do COVID19. Então, está na hora da Autarquia dar esse retorno para a sociedade, para que seja garantido aos cidadãos poderem ficar em casa. E palavra de ordem é essa: Fique em casa", finaliza o vereador.

A Live completa pode ser acessada na página facebook.com/CezarePastorello
Imprimir