Imprimir

Imprimir Artigo

22/03/2020 - 06:02 | Atualizado em 22/03/2020 - 10:29

Em Cáceres, Defensoria Pública de MT promove reencontro de pai e filhos após 40 anos

Um homem conseguiu reencontrar os 3 filhos depois de 40 anos, em Cáceres, por meio da atuação da Defensoria Pública de Mato Grosso, em meio à pandemia do novo Coronavírus. Os filhos moram em Várzea Grande.

Há quase 10 anos sem documento, o idoso Manoel de Arruda e Silva procurou a Defensoria Pública com objetivo de emitir cópia da certidão de Nascimento. Porém, em atendimento pela defensora Thais Borges não soube informar se quer o nome da mãe, e dos 3 filhos, que perdeu contato depois de separar da mulher.
 
Depois de muitas buscas e ofícios, com esforço da assessora Carol Martins, foi possível localizar os dados de uma filha, mas não o contato. A partir do nome da sua ex-esposa, foi localizado o outro filho, que, por ser proprietário de uma empresa foi possível contato.
 
“Inicialmente falamos com a neta do seu Francisco, que nos confidenciou que o pai procurava o avô há 40 anos, que o aposentado tinha ido embora e nunca mais conseguiram contato, que não havia briga e tinham muita vontade de revê-lo e conhecê-lo. Na hora minha voz embargou, não poderia passar os dados em decorrência do sigilo. Desliguei o telefone sem dar muitas informações”, relatou a defensora.
 
Em respeito ao sigilo de informações, a defensora Thais Borges solicitou autorização do senhor Manoel a passar os dados dele. Em conversa com a defensora, Manoel de Arruda e Silva contou que um desentendimento com a ex-mulher fez com que ele se afastasse de forma brusca dos filhos, mas externou o desejo de revê-los. Os filhos dele também tentaram reencontrar o pai, chegaram a procurar um programa de televisão local, mas sem sucesso.
 
Quando o caso chegou à Defensoria Pública do Estado, os servidores não mediram esforços para ajudar.
 
“Foi quando promovemos o tão sonhado reencontro, 40 anos depois. É difícil saber o que foi mais lindo e emocionante. Se foi o pai penteando os cabelos para rever os filhos, o abraço sincero do filho no pai, ouvir a filha dizer com os olhos cheios de lágrimas que sonhava com o pai e queria poder um dia falar: ‘Oi pai”, contou a defensora, sem esconder a emoção.
 
Para defensora é muito gratificante trabalhar na Defensoria Pública, ter oportunidade de resolver questões como está, promover e ver que todo empenho pode gerar resultados positivos, como esse encontro de pai e filhos após 40 anos.
 
Tudo isso aconteceu em meio ao medo e a tensão vivida pela população mundial por causa do Coronavírus. (Com assessoria)

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e área interna Imprimir