Imprimir

Imprimir Artigo

21/03/2020 - 07:56 | Atualizado em 21/03/2020 - 07:57

Suspeitos de coronavirus em Cáceres recuperam bem, mas permanecem isolados e em quarentena

Os dois caos de suspeitos de coronavirus, registrados em Cáceres, o militar do Exército e a mulher grávida, estão recuperando bem de saúde. Porém, permanecem sob observação médica, isolados e em quarentena. O sargento no Hospital São Luiz e a grávida, em casa. A expectativa é de que, os dois casos não serão confirmados.
 
A informação foi dada na tarde de ontem (sexta-feira) pela diretora do Escritório Regional de Saúde, Antônia Oliveira, durante reunião, promovida pelo Ministério Público (MP), com representantes das polícias Federal, Civil, Militar, Rodoviária, Hospital São Luiz e Regional, órgãos de saúde (Secretaria Municipal e Escritório Regional) e imprensa.
 
“Os pacientes se recuperam muito bem, estão praticamente, fora de risco, mas permanecem sob observação, isolados e em quarentena que é o critério adotado pelos organismos de saúde para casos dessa natureza” afirmou.
 
Realizada na sede do MP, a reunião foi uma iniciativa do promotor Rinaldo Almeida Segundo, para adoção de medidas, juntos aos órgãos, no sentido de conter a aceleração do coronavirus, assim como traçar diretrizes de informações, principalmente, entre os agentes de saúde e imprensa, para evitar noticias desencontradas e “Fake News” sobre a pandemia.
 
 “Entendemos a intenção dos jornalistas em sair na frente, em dar as informações em primeira mão, os furos de reportagens. Mas, temos que nos conscientizar que o caso é muito sério, no mundo todo. E, necessário prudência para levar as informações corretas, sob pena de, ao invés de informar, desinformar a população e causar pânico” alertou o promotor.
 
Além do promotor, representantes de cada órgão, informaram o que estão sendo feitos para auxiliar no sentido de impedir a propagação do coronavirus. A maioria chamou atenção para a orientação básica: para que as pessoas evitem aglomerações e só saiam de casa em caso de extrema necessidade.
 
Representante da Secretaria Municipal de Saúde, Wanderly Muniz, explicou que independente de ser suspeito ou não todas as pessoas que estiverem com sintomas de gripe tem que se recolher em quarentena. E, que, em casos de febre, tosse e falta de ar, as pessoas devem procurar, imediatamente, as unidades de saúde.
 
Diante das inúmeras informações, o Jornal Expressão e o site Expressão Noticias irão divulgá-las, gradativamente. E, de acordo com o surgimento de fatos novos a cerca do assunto.
 
No Estado já são 73 casos suspeitos e um confirmado
 
O número de casos suspeitos de coronavírus em Mato Grosso chegou a 73 na sexta-feira (20). O dado foi divulgado pelo secretário estadual de Saúde Gilberto Figueiredo em transmissão ao vivo via Facebook do governo. O secretário alerta que nos próximos dias muitos casos suspeitos devem surgir, consequentemente o número de casos confirmados também.
 
Neste sentido, reforça a recomendação para evitar aglomerações e apela pelo isolamento social. “Em 30 dias um único caso positivo pode transmitir para 400 pessoas. Se nós apertarmos o cerco em 70% a circulação de pessoas, em 30 dias teremos apenas 3 pacientes infectados”, projeta.
 
Os casos suspeitos estão nas cidades de Cuiabá (27), Lucas do Rio Verde (6), Rondonópolis (5), Várzea Grande (4), Tangará da Serra (3), Aripuanã (3),  Campo Novo do Parecis (1), Sinop (2), Araputanga (1), Cáceres (2), Campo Verde (2), Ipiranga do Norte (1), Juína (1), Juruena (1), Nova Xavantina (2), Poxoréu (1), Primavera do Leste (2), São José do Rio Claro (2), Sinop (1), Tangará da Serra (1), Comodoro (1), Nova Monte Verde (1), Novo Horizonte do Norte (1), Pedra Preta (1) e Peixoto de Azevedo (1).
Imprimir