Imprimir

Imprimir Artigo

18/03/2020 - 09:35 | Atualizado em 18/03/2020 - 09:37

Hospital São Luiz desmente fake news e orienta sobre os cuidados com o coronavírus

A direção do Hospital São Luiz informa que não existem pacientes internados na unidade com suspeita de infecção pelo coronavírus (covid-19).

Ressaltamos o cuidado que todo cidadão precisa ter ao compartilhar informações sobre o coronavírus sem saber se elas são verdadeiras. As fake news se apoiam no medo e utilizam contextos da realidade ou relevantes, porém com conteúdo falso, gerando uma informação manipulada, geralmente contra pessoas públicas ou instituições.

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Hospital São Luiz adotou todas as medidas necessária para garantir ainda mais a segurança dos pacientes, acompanhantes e de todos os colaboradores da unidade. Entre as medidas está a limitação do número de pessoas que podem visitar os pacientes internados, além de alteração nos horários de visitas.

Medidas adotadas pelo Hospital São Luiz

– Apenas 1 (um) visitante por paciente no horário pré-definido pela recepção;
– Acompanhante somente para pacientes obrigatórios por lei;
– Não será liberado acompanhantes para os pacientes internados em UTI adulto;
 
– Na UTI Neonatal será permitido somente um acompanhante, maior de idade, não sendo permitido a troca.
Em caso de necessidade, orientamos que procurem a unidade de Pronto Atendimento do hospital. Orientamos ainda que as pessoas com sintomas respiratórios, ou que façam parte do grupo de risco do coronavírus, como idosos, diabéticos, hipertensos, asmáticos e fumantes não visitem os pacientes hospitalizados.

Horário das visitas

– Particular e convênios: das 13h à 13h30.
– SUS (Sistema Único de Saúde): das 15h às 15h30.

Saiba como evitar o coronavírus

O coronavírus é uma família do vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus, conhecido oficialmente como sars-cov-2, foi descoberto em 31/12/2019, após casos registrados na China.

Como evitar

•          Sempre lavar as mãos com água, sabão e, se possível, álcool em gel;
•          Não coçar os olhos e nem colocar a mão na boca;
•          Optar pelo uso de lenços descartáveis para limpeza ocular;
•          Cobrir o nariz e/ou a boca ao espirrar e/ou tossir com lenços de papel descartáveis;
 
O Hospital São Luiz é uma unidade própria da Pró-Saúde, instituição presente em todo o país e com mais de 50 anos na área de gestão hospitalar. Fundado em 1938, até 2001 foi o São Luiz  foi o único hospital da cidade e conta hoje com 156 leitos. É referência para 22 municípios da Região Oeste do Estado de Mato Grosso e também recebe pacientes do país vizinho, como a Bolívia.
Imprimir