Imprimir

Imprimir Artigo

16/03/2020 - 13:39 | Atualizado em 16/03/2020 - 13:46

​Senador

Como é de conhecimento da maioria de vocês, desde o ano passado, estou presidente do PDT de Cáceres, a convite da Executiva Estadual. Eles me convidaram mesmo sabendo que não sou e não pretendo ser candidato a nada na eleição municipal deste ano. Topei o desafio de formar uma chapa e eleger vereadores para o partido na cidade. Eu e meus companheiros da Comissão Municipal, fizemos a legalização da legenda no TSE/TRE e desde então, estamos filiando pré-candidatos de forma silenciosa. Em função da eleição suplementar para Senador, prevista para o dia 15 de abril, a partir de hoje, o partido será presidido formalmente pelo vice-presidente Alexandre Quida. 

Coerência

Se não vou me nivelar ao ex-vereador Nissei e a uma advogada da campanha de Leonardo em 2012, que após processos, ataques e xingamentos de campanha, foram fazer parte do primeiro escalão de Francis Maris (PSDB). O mesmo Nissei que foi humilhado publicamente por Francis em um debate na Fapan, e a advogada que assinou uma série de representações contra mim e o Jornal Oeste, por supostamente estar favorecendo Francis.

PSB

Por falar no Nissei, em silêncio, entrou no PSB da vice-prefeita Eliene Liberato Dias e dos vereadores Domingos dos Santos e Jerônimo Gonçalves. Está em pré-campanha para vereador. Inteligente, sabe que a chapa da situação fará no mínimo três vereadores. Ele está para a política como um jogador de futebol experiente. Só vai na boa, não entra em dividida. Não é malandragem, é esperteza.

Prefeitura

A decisão da vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), de aceitar a segunda suplência do candidato a Senador, Otaviano Pivetta (PDT), deu um grande mexida nos bastidores da política cacerense. Aproveitando que o presidente Bolsonaro manifestou apoio à candidata do Patriota, tenente coronel Fernanda Santos, em Cáceres, o partido presidido por Valdir Freitas lançou o ex-secretário de Obras, Valdecir Rodrigues, da gestão Francis/Eliene, como pré-candidato a prefeito de Cáceres na eleição deste ano.

Fanáticos

Os fanáticos por Bolsonaro em Cáceres, que abandonaram o PSL, assim como o presidente, depois de tomarem uma rasteira de Bolsonaro, foram tentar diminuir a desmoralização pedindo para se filiarem ao PRTB do vice-presidente da republica, general Hamilton Mourão. Ver o primo de Kishi, Takao Nakamoto bater continência em uma foto com Mourão em Cuiabá foi hilário. Estou começando a achar que o marqueteiro político desse grupo é um fenômeno viu, kkkkk.

Fatura

Na folha de pagamento do Estado, Renancildo França, o Cutia, vai mudar temporariamente para Cáceres até o dia 15 de abril para fazer campanha para o candidato a Senador, Carlos Fávaro (PSD). Também vai aproveitar para valorizar a sua pré-candidatura a prefeito em outubro deste ano. Quem também voltará a residir temporariamente em Cáceres, é Huggo Waterson, que também está na folha de pagamento do Estado. Se tem Huggo e Cutia, não podem faltar os caciques. Os irmãos Pedro e Ricardo Henry também vão dar as caras em Cáceres e região nesta campanha pedindo votos para o ex-vice-governador.

Frente

O efeito Eliene suplente ajudou a por fim a outra grande rusga politica em Cáceres. O deputado federal doutor Leonardo (SD), deve se juntar a Adriano Silva (DEM), Túlio Fontes (PV), e aos demais partidos da Frente para o Desenvolvimento de Cáceres. Além dele, também devem integrar a Frente os vereadores Cézare Pastorello (SD), Valdeníria Dutra Ferreira (PSDB), Claudio Henrique (PSDB) e José Eduardo Torres (PSC). Quem deve ganhar com a união de Leonardo, Adriano e Túlio, é o candidato a Senador, Júlio Campos (DEM). Leonardo deve declarar apoio ao ex-governador nas próximas horas já que o SD não tem candidato a Senador.

Engomadinho

O efeito Eliene suplente também ressuscitou o sonho do 'gardenal do Engomadinho’. O secretário de Turismo, Júnior Trindade (PR), pode virar de fato o candidato a prefeito Francis Maris (PSDB). Isso está ligado diretamente ao resultado da eleição do próximo dia 15. Se não der 123, o roceiro de Glória D’Oeste vira o xodó número 1 do ‘rei da coxinha’. Às vezes, ser baba ovo tem suas vantagens né.

PV

O ex-prefeito de Cáceres, Túlio Fontes (PV), pode assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa a qualquer momento. Isso porque o deputado Faissal Calil (PV), foi indicado pelo seu partido para ocupar o lugar de Nilton Borgato na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. O ex-prefeito de Glória D’Oeste foi intimado a trabalhar na campanha de Carlos Favaro (PSD), na região. Túlio é segundo suplente, o primeiro é Oscar Bezerra de Juara que também fará rodizio na Assembleia. Se assumir, será a segunda vez que Túlio se tornará deputado. A primeira foi em 1998. Em quatro meses na Assembleia, trouxe para Cáceres a pavimentação da Avenida Nossa Senhora do Carmo, Defensoria Publica e o Bloco 2 da Unemat.

2022

A eleição suplementar de Senador no dia 15 de abril é uma prévia da eleição de 2022 para governador. De olho na cadeira de Mauro Mendes (DEM), Pivetta (PDT), acertou com MDB e tirou Adilton Sachetti (Republicanos) da disputa pela prefeitura de Rondonópolis este ano. O adversário de Zé do Pátio será o jovem deputado Thiago Silva. Pivetta fez o mesmo jogo em Cáceres com ideia de ter apoio aqui e na região sul. Essa costura é real, tanto que Adilton Sachetti (Republicanos) aceitou correndo a primeira suplência de Pivetta. Tal qual o PRF Zé Medeiros, pode virar senador fácil.
Imprimir