Imprimir

Imprimir Artigo

14/03/2020 - 09:56

Jornalista diz que em Cáceres, Pivetta caiu no 'conto da menina dos olhos'

O candidato ao senado Otaviano Pivetta (PDT) ao anunciar a escolha da 2ª suplente, a vice-prefeita Eliene Liberato, deverá amargar uma das menores votações na região oeste na sua chapa. Não que tenha aqui uma bola de cristal, é a matemática dos resultados que sua liderança já colheu nas eleições. Com um eleitorado de quase 200 mil eleitores, Eliene Liberato foi "vendida" como a meninas dos olhos da região pelo deputado estadual Max Russi (PSB).

Porém, Pivetta caiu no conto de Max ou comprou lebre por gato como se diz no popular. O vice-governador não foi alertado que sua segunda suplente foi defensora e coordenadora das campanhas do ex governador Pedro Taques e de Nilson Leitão em 2018.

Sob sua liderança, Taques amargou com três vezes menos votos que o mais votado, o governador Mauro Mendes e Nilson Leitão, amargou um sexto colocado na cidade atrás até de figuras desconhecidas como a professora Maria Lucia (PC do B) e o Procurador Mauro (PSOL).

Neste conto criado pelo presidente estadual do PSB à Pivetta, Eliene seria um grande nome se não fosse o fato que ela amarga resultados pífios e que possui no seu currículo traições em troca de cargos melhores. Eliene também tornou-se uma profissional da política dentro dos gabinetes, está como oito anos como vice prefeita e mais oito anos em cargos de confiança de pessoas que acreditaram também no canto da sereia em que Pivetta está caindo agora.

Eliene Liberato foi lançada na política através da Família Fontes. Ela ganhou visibilidade quando se tornou coordenadora e depois secretária de Ação Social das gestões do ex-prefeito Túlio Fontes.

Disposta a chegar em maiores postos, Eliene já apoiou a campanha do ex governador Silval Barbosa na eleição, em 2018 não titubeou em lançar dois candidatos à deputado estadual pela sigla em Cáceres quando era presidente municipal do PSDB; a decisão inviabilizou de vez a eleição do candidato que a lançou na política, o ex prefeito Túlio Fontes. O fato nos bastidores foi um divisor de água na relação da vice prefeita com a Família Fontes que a baniu de vez de qualquer projeto político que tenha aliado o seu nome.


A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em pé e noite

Pivetta terá no seu time, uma suplente que carregou por oito anos, as ilusões de promessas não realizadas como a Orla da Praça Barão do Rio Branco, a implantação da ZPE , que voltou a ser discutido na época do ex-aliado da vice, o ex governador Pedro Taques. Eliene não possui simpatia dos servidores da prefeitura, que viram ela gerindo uma das principais pastas do munícipio em 2019.

A campanha de Pivetta sairá nas ruas de Cáceres e na região para pedir votos com uma suplente que saiu da pasta da Educação do município em setembro do ano passado no epicentro de inúmeros desgastes com pais, professores, alunos e comunidade escolar.

Eliene, como secretária municipal de educação promoveu um bingo para que toda a comunidade vendesse cartelas para comprar condicionadores de ar . Em abril de 2020, completa um ano e o dinheiro foi arrecadado e não entregaram os condicionadores de ar. A secretária assumiu no ano passado que o problema estava que em nenhuma das escolas estavam com estrutura, de fiação, cabos, prontos para a instalação.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé

Na mesma época, Liberato fez dispensa de licitação e contratou por quase R$ 500 mil reais uma empresa cuiabana de carne que já foi condenada pela justiça por fornecer pelanca, gordura e carne podre para as escolas  do município de Várzea Grande.

No campo político, a suplente de Otaviano Pivetta, também não terá apoio dos fieis apoiadores de Bolsonaro que representa mais de 55 mil votos na região.

Eliene em maio de 2019 tentou navegar na onda Bolsonaro dizendo que teria recebido convite do partido de Bolsonaro na época [o PSL] para se filiar em Cáceres. Eliene encontrou com um deputado aliado de Bolsonaro e fotografou o momento dizendo que sua presença era bem aceita na sigla. O fato foi negado e desmentido pelo principal porta voz dos apoiadores do presidente Bolsonaro na região, o Engenheiro Nakamoto, e também por membros da cúpula no Estado. A tentativa falha de causar discórdia  dentro da cúpula dos apoiadores do presidente Bolsonaro falhou e a suplente de Pivetta foi rechaçada nas redes sociais e teve que amenizar a sua posição que se findou com sua ida ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Eliene também não terá apoio dos principais nomes dito "campeões de votos" atuais opositores na cidade, que por durante oito anos foram atacados veementemente pelo seu principal apoiador, o prefeito Francis; estes que em 2018 estavam ao lado de Mendes, enquanto Eliene se via seduzida por mais uma chance de continuar num cargo político, com a reeleição de Taques.

Otaviano servirá como um trampolim político de Eliene que vai usar à eleição suplementar do senado de abril para melhorar sua imagem para a eleição pela prefeitura de Cáceres em outubro. Vaidosa, a vice agora tem uma oportunidade ímpar de ganhar destaque e tentar ser a primeira   prefeita de Cáceres mesmo ela e o prefeito tendo desaprovação de 80% da população.

A história contada por Max Russi, certamente será a maçã estragada que Otaviano Pivetta comerá, e apenas as urnas vão demonstrar que o conto da menina dos olhos, só existe mesmo nos livros.
Imprimir