Imprimir

Imprimir Artigo

14/03/2020 - 08:25

Com dívida milionária hospital São Luiz deve fechar as portas em Cáceres

Em nota a imprensa divulgada ontem, 13, a Pró-Saúde alertou a população que possui divida impagável e pode fechar as portas a qualquer momento. O maior devedor é o governo do Estado.
Lei a nota abaixo:
 
NOTA À IMPRENSA
 
A direção do Hospital São Luiz, em respeito à sociedade cacerense e aos seus clientes e usuários atendidos, vem a público esclarecer importantes informações: Presente na história da região há mais de 80 anos, o Hospital São Luiz coleciona avanços na excelência assistencial, desde dezembro de 2018, após se tornar uma unidade própria da Pró-Saúde.
 
Em 2019, realizou mais de 40 mil atendimentos, reduziu a taxa de mortalidade e se tornou maternidade referência para toda a região Oeste do Mato Grosso – obtendo o selo Amigo da Criança; Presta atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e privado – sendo 70% do faturamento proveniente do SUS.
 
Nos últimos meses, como é de conhecimento público, vem enfrentando sérias dificuldades para continuidade na prestação de serviço, situação provocada pelo atraso no recebimento de repasses públicos; Atualmente, o hospital possui um déficit de R$ 8,5 milhões e enfrenta dificuldades para equilibrar o fluxo de caixa, pois faltam recursos para manter as contas em dia;
 
Leia mais:   TCE-MT vai doar cerca de 500 computadores para escolas municipais com Ideb abaixo da média
Nos últimos meses, o Hospital São Luiz busca uma renegociação de cláusulas no contrato celebrado com o Estado, no que tange ao fluxo de repasse financeiro, mas não houve êxito até o momento;
 
Atualmente, o repasse do Estado é feito entre 97 e 120 dias após a prestação de serviços, o que dificulta que o hospital honre seu compromisso com fornecedores e a permanência das equipes de profissionais médicos trabalhando no hospital.
 
Diante de toda a situação exposta acima, a direção do Hospital São Luiz vem pleiteando, junto à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, uma reunião para resolver questões contratuais que são fundamentais para solucionar esta crise, dentre elas, pede-se que o prazo de pagamento seja reduzido e que os repasses sejam regularizados.
 
A renegociação do contrato é fundamental para que o Hospital São Luiz tenha condições de continuar prestando serviço à comunidade.
 
Desta forma, em respeito à população cacerense, o Hospital São Luiz faz questão de manter a transparência e esclarecer a real e grave situação financeira em que se encontra, no que compromete-se e trabalha arduamente para revertê-la.

A instituição também reafirma seu compromisso com a população e pede apoio para continuar a oferecer seus serviços, sempre atrelados aos nossos valores e práticas de humanização, sustentabilidade, integridade e qualidade.
Imprimir