Imprimir

Imprimir Artigo

12/03/2020 - 15:48

Hospital São Luiz promove ação de conscientização dos direitos da mulher

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher (8/3), o Hospital São Luiz, unidade própria da Pró-Saúde em Cáceres (MT), programou homenagens ao longo da semana e uma palestra especial com o tema "Conscientização e Base sobre a Lei Maria da Penha". A ação foi realizada pela Drª Judá Maali Pinheiro Marcondes, Delegada Titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, da Criança e do Idoso de Cáceres-MT, que a convite do hospital, ministrou uma palestra para as colaboradoras do HSL.

Em sua apresentação, a palestrante apresentou os tipos de violência contra a mulher, medidas protetivas existentes, os crimes e as penas previstas na lei. Além disso, explicou como funciona o ciclo de violência vivenciado por casais e as causas do silêncio mantido por muitas vítimas. Em seguida, abordou em detalhes a aplicação da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06).

A palestrante também mencionou a dificuldade da mulher para denunciar seu agressor após a primeira agressão. "Geralmente é uma mulher humilhada demais para denunciar, machucada demais para reagir, com muito medo para acusar ou dependente emocional e financeiramente para ir embora", explicou a Delegada Judá Maali, que encerrou sua palestra pedindo a quebra dos tabus e preconceitos que cercam o assunto da violência contra a mulher e estimulando o empoderamento feminino.

A presidente do Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) da unidade, Ana Alice Sampaio, destacou a importância do evento para o Hospital São Luiz. "Nosso principal objetivo ao trazer esta palestra é o resgate da autoestima da mulher e conscientização do seu próprio valor. Além disso, o HSL quer se manter ativo e presente com a sociedade, por isso, convidamos a Delegada Judá Maali, representante do Poder Público, para estar aqui conosco hoje, trazendo informações sobre os direitos das mulheres e alertando em relação a importância de denunciar a violência", concluiu Ana.

O evento foi promovido pelo GTH, que realiza ao longo do ano diversas ações no cotidiano do trabalho, para trazer informações e conscientização aos colaboradores e pacientes da unidade.

O Hospital São Luiz conta com 156 leitos e presta atendimentos nas especialidades de Clínica Médica, Cirúrgica, Obstetrícia, Ginecologia, Pediatria, UTI Neonatal e UTI Adulto, Pronto Atendimento e Centro Cirúrgico.

Além destes, agora dispõe também de um novo serviço, o Pronto Atendimento Ortopédico, 24h, inclusive finais de semana e feriados. A unidade está localizada na Rua Padre Cassemiro, nº 2790 - Centro, Cáceres (MT).

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

A imagem pode conter: 18 pessoas, incluindo Vivian Vieira Mattiello Alexandre e Cida Faria, pessoas sentadas e área interna
Imprimir