Imprimir

Imprimir Artigo

11/03/2020 - 21:01

Adriano e Valdeníria entram na briga pelo não fechamento sete barreiras sanitária do Indea em Cáceres

O município de Cáceres (a 217 Km de Cuiabá) está correndo o risco de ter as sete barreiras sanitárias do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea MT) fechadas, o município e toda a extensão de fronteira de Mato grosso com a Bolívia.

Um dos maiores criadores de gado do País, com 14% do rebanho nacional  entra numa linha de risco,se perder a capacidade de fiscalização de defesa agropecuária e principalmente à vigilância sanitária e vegetal, inspeção e classificação da produção animal e vegetal.

O professor e doutor Adriano Silva, conhecedor desse problema classifica como preocupante, “ nós temos que lembrar, que quem está no final dessa cadeia é o consumidor do estado, os moradores da região Oeste, não podemos  nos omitir, é uma questão de saúde pública”.

Em reunião com o Presidente do Instituto de Defesa Agropecuário do Estado de Mato Grosso (INDEA-MT), o médico veterinário Tadeu Mocelin, a vereadora do município de Cáceres Valdeniria Dutra (PSDB) , Adriano  ressaltou  o trabalho do Deputado Federal Dr. Leonardo que recentemente esteve em Brasília  com o Secretário –executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes Cordeiro, onde levou  a importância e riscos com o fechamento das barreiras sanitárias do Indea-MT ao longo da fronteira de Mato Grosso com a Bolívia, com os municípios de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Espiridião e Vila Bela da Santíssima Trindade.

  Na ocasião o secretário-executivo do Mapa afirmou que tratará essa demanda com a Ministra Tereza Cristina para uma  discussão e solução com o governo do estado de Mato grosso.

O controle efetivo do trânsito de animais, vegetais, seus produtos e subprodutos  fiscalizados pelo INDEA-MT  garante a sanidade animal e vegetal  em todo território estadual, a falta deste controle  compromete a certificação sanitária, já que Mato Grosso é um dos maiores  exportadores de carne bovina.
Imprimir