Imprimir

Imprimir Artigo

05/03/2020 - 09:10

Consprev-MT realiza capacitação para Gestores de previdência dos municípios

O Consórcio Público Intermunicipal de Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social dos Municípios de Mato Grosso-.Consprev/MT realizou no período de 2 a 4 de março, com o apoio da  Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM, mais uma capacitação no auditório da instituição. A meta é preparar os participantes para a realização e atualização do Exame de Certificação CGRPPS, que visa comprovar a qualificação técnica necessária dos profissionais que atuam na gestão financeira dos Regimes Próprios de Previdência Social. O evento foi direcionado aos gestores e membros dos conselhos previdenciários, com a participação de 35 municípios consorciados.  

O  presidente do Consprev-MT e prefeito de Jauru,  Pedro Ferreira, ressaltou que além de cumprir a parte institucional, o Consprev promove as capacitações para os municípios consorciados. No ano passado, foram realizados dois workshops para debater a PEC 103, notadamente os seus reflexos que impactaram nos regimes próprios de previdência.  Os municípios agora tem o prazo até o dia 31 de julho para regularizar a legislação, com ênfase para o  reajuste nas alíquotas de 11% para 14%. Esta matéria terá de passar pelo crivo  das Câmaras Municipais.  "O novo modelo previdenciário nacional apresenta uma série de inovações e também vem gerando polêmica. O Consprev busca a adequação dos regimes próprios a essas mudanças no sistema", assinalou.

O diretor do Consprev, Renato Ferreira, informou que o Consórcio frequentemente realiza capacitações para os dirigentes, conselheiros e membros dos comitês de investimentos,  considerando as normas legais e a necessidade de atualização sobre os temas relacionados à previdência. Ele agradeceu a parceria da AMM para a capacitação. "Todas as nossas ações são planejadas para garantir os melhores resultados para os municípios", destacou. 

O instrutor do curso, o economista Ronaldo Fonseca frisou que a capacitação atende exigência legal que estabelece que os gestores municipais de previdência tenham conhecimento sobre o mercado financeiro. "A legislação que regula os RPPS tornou obrigatório que os membros do Comitê, gestores e conselheiros que lidam com recursos previdenciários que são aplicados no mercado financeiro, e que venham a ser pagos como benefícios previdenciários, tenham uma capacitação mínima para que entendam o funcionamento do mercado e façam a melhor gestão dos recursos", explicou o instrutor.

Ronaldo destacou, ainda, que o mercado financeiro é muito dinâmico e sofre muitas influências de fatores internos e externo. O economista ressaltou que entre as opções de aplicações dos recursos estão a renda fixa, renda variável, inclusive aplicações em outros países. Em Mato Grosso, 106 municípios possuem RPPS, totalizando cerca de R$ 4 bilhões aplicados no mercado financeiro.

Participaram da abertura da capacitação o diretor presidente do MT Prev, Elliton Oliveira, o secretário-adjunto de previdência do Cuiabá Prev, Fernando Jorge Mendes de Oliveira, o gerente da Agenda Assessoria, Carlos Raimundo Esteves, além das gestoras da previdência de Rio Branco, Rosa Maria de Jesus, e de Nova Nazaré, Kênia Cristina Campos  de Azevedo, entre outros convidados.
Imprimir