Imprimir

Imprimir Artigo

03/03/2020 - 14:29 | Atualizado em 03/03/2020 - 14:36

Pesquisadora do IFMT Cáceres identifica bactéria com potencial de controle biológico no cultivo de pimentões

A pesquisa de doutorado da bióloga Rhavena Graziela Liotti, professora do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo, resultou na identificação de um microrganismo do guaranazeiro que pode ser usado no controle biológico de doenças em pimentões como alternativa para substituição de agrotóxicos na produção. As descobertas da tese da professora foram publicadas em três artigos científicos destacados em periódicos internacionais de referência nas áreas de microbiologia e biotecnologia.

De acordo com pesquisadora, durante o estudo da comunidade de bactérias do guaranazeiro foram isolados microrganismos da planta utilizando metodologias clássicas de microbiologia e realizados testes em laboratório para identificar potencial de aplicação na agricultura, como avaliação da capacidade dos microrganismos na fixação de nitrogênio, produção de hormônio de crescimento e sequestro de ferro. Durante ensaios no laboratório com um grupo de bactérias chamada actiniobacterias, muito estudadas para produção de antibióticosa pesquisa identificou a eficiência do microrganismo Streptomyces griseocarneus R132 presente no guaranazeiro para o controle de fitopatógenos, nome dado aos organismos que causam doença na planta. Os resultados foram confirmados também com a aplicação direta do microrganismo em plantas de pimentão doentes. 

"Além de controlar fitopatógenos, ele estimula o desenvolvimento da planta. Então, é uma alternativa sustentável para minimizar a utilização de agrotóxicos no controle de doenças no cultivo do pimentão e promover o crescimento e a saúde da planta como um todo", explica Rhavena.

Com orientação do professor da Universidade Federal de Mato Grosso, Marcos Antônio Soares, a tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biodiversidade da Rede Pró-Centro-Oeste, formada por universidades públicas da região. O estudo teve apoio dos órgãos públicos de fomento ao ensino superior e à pesquisa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

Publicações

Os resultados da tese foram destacados na comunidade científica mundial por meio da publicação de três artigos científicos em revistas internacionais de referência nas áreas de microbiologia, controle biológico e biotecnologia.

A descoberta do potencial do microrganismo para controle de fitopatógenos e indução de crescimento do pimentão foi detalhada no volume 138 do periódico Biological Control com o título em língua inglesa "Streptomyces griseocarneus R132 controls phytopathogens and promotes growth of pepper (Capsicum annuum). A Revista é classificada pela Capes como qualis A2, categorizada entre os primeiros extratos que afere a qualidade de periódicos científicos.

Em outra publicação internacional, na revista qualis A2, Microbiological Research, volume 207, o título "Diversity of cultivable bacterial endophytes in Paullinia cupana and their potential for plant growth promotion and phytopathogen control" socializou a abordagem sobre o isolamento do microrganismo e o seu potencial biotecnológico.

O terceiro artigo foi publicado com enfoque em Metagenoma com a análise resultante do estudo das bactérias não cultiváveis da comunidade do guaranazeiro. O título "Characterization and comprehensive analysis of the ecological interaction networks of bacterial communities in Paullinia cupana var. sorbilis by 16S rRNA gene metabarcoding" foi destaque da edição 182 dJornal Mundial de Microbiologia e Biotecnologia, World Journal of Microbiology and Biotechnology.
Imprimir