Imprimir

Imprimir Artigo

14/02/2020 - 09:57 | Atualizado em 14/02/2020 - 11:22

​ZPE e Porto de Cáceres dependem da conclusão da MT 343

Ontem, 14, fui convidado para participar de uma reunião com a cúpula do governo do Estado e com o presidente da Associação Pró-hidrovia do rio Paraguai, Wanderlei Reck Júnior.
 
Ouvi os representantes do governo falarem sobre os benefícios da ZPE, o Reck Júnior do Porto, mas coube a mim, dizer a eles que ambos os projetos não se viabilizam se o Estado não concluir a ligação entre Cáceres e Porto Estrela.
 
E jusfiquei. O Porto e a ZPE, da forma que são planejados, tem capacidade para processae e transportar 3 milhões de toneladas de grãos por ano e trazer de volta insumos como ureia e sal mineral na mesma proporção.

Mas, o custo desta movimentação se torna inviável se a MT 343 não estiver pavimentada. E acrescentei. Para ser completaemente viável, será necessário construir um terminal em Santo Antônio das Lendas para que o transporte não durante a estiagem.

Neste aspecto acrescentei que há outro entrave para a operação ser competitiva. É preciso pavimentar os 60 quilômetros que liga Cáceres  a Santo Antônio das Lendas.
 
Em resumo, disse que viabilizar o Porto e a estrutura da ZPE, é literalmente 'colocar o carro na frente dos bois'.
 
Adriano Silva que tem sido o interlocutor do governo com Cáceres, concordou com minha tese e disse que recebeu garantias na semana passada do secretário de Infra-estrutura Marcelo Oleiveira, que a 343 será concluída este ano.
 
Não esperei a reunião terminar porque assim como a maioria dos cacerenses, perdi a crença na ZPE, Porto e na MT 343. Especialmene porque estanos em ano eleitoral. Nesta época, há 30 anos este assunto vem a tona e desaparece após o pleito.

Há 38 anos o ex-governador Júlio Campos (DEM), lançou pela primeira vez a pavimentação da MT 343. Se Mauro Mendes concluir a obra, entrará para história. Caso contrário, será mais um mentiroso para se juntar a Dante de Oliveira, Carlos Bezerra, Jayme Campos, Blairo Maggi, Silval Barbosa e Pedro Taques.

Da reunião de ontem, 14, participaram o secretario de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, Juliano Jorge, Presidente da Metamat, o Secretário Adjunto de Turismo,  Jeferson Moreno e o secretário adjunto de Indústria, Celso Banazeski. 
Imprimir