Imprimir

Imprimir Artigo

11/02/2020 - 10:59

Professores da Unemat aprovam indicativo d greve a partir do dia 18 de março

Representantes das universidades federais aprovaram o indicativo de greve a partir do dia 18 de março, no 39º Congresso do ANDES-SN, na última sexta-feira (07), em São Paulo. A aprovação ocorreu durante plenária que debateu o Plano de Lutas das Universidades Federais, Estaduais e Municipais. O objetivo é unir forças na construção de uma forte mobilização nacional em defesa da educação.

A Associação dos Docentes da Unemat (ADUNEMAT) se manifestou favorável ao calendário de lutas e à construção conjunta de uma greve do setor da educação. No entanto, mesmo com o resultado da plenária,  a decisão será submetida para apreciação dos docentes da Unemat durante a Assembleia Geral da categoria convocada para o dia 4 de março.

Para presidente do Sindicato, Sílvia Nunes, é preciso dialogar com a base sobre o que eles chamam de terríveis ataques à educação superior, para então começar a mobilização para a construção de um importante instrumento de luta, a greve.

Segundo ela, “com a aprovação da construção da greve geral e do calendário de lutas no 39º Congresso do ANDES, as pautas serão levadas para a discussão na base da Adunemat, pois o momento que as universidades públicas estão atravessando é muito grave”.

Sílvia ainda reforçou o grande desafio que os docentes deverão enfrentar em Mato Grosso. Segundo ela,  “o governo Mauro Mendes segue a risca a política nacional de destruição do serviço público no país e isso precisa de ainda mais resistência por parte da categoria”.

Os mais de 600 docentes reunidos no Congresso decidiram que as instituições de ensino deverão realizar assembleias até o dia 13 de março para discutir os eixos da greve e, nos dias 14 e 15 de março, o setor das IFES promoverá reuniões para a convocação da paralisação.
Imprimir