Imprimir

Imprimir Artigo

10/02/2020 - 14:01 | Atualizado em 10/02/2020 - 14:35

13 x 8

Se a eleição se desse no campo da matemática, eu arriscaria dizer que se a disputa pela prefeitura de Cáceres fosse hoje, a atual gestão seria derrotada.  Isso porque, dos 21 partidos em atividade na cidade, apenas oito apoiariam a continuidade do grupo de Francis Maris (PSDB). Levantamento feito pela Coluna aponta que o prefeito Francis Maris (PSDB) e a vice Eliene Liberato Dias (PSDB), contam atualmente com o apoio do AVANTE, PODEMOS PL, PTB, PP, PSD, PSB e PSDB. Com grande probabilidade de perderem o Podemos, PL, PP e o PSD. Fora da gestão estão DEM, PT, PC do B, PROS, PV, PDT, PSL, Cidadania, Solidariedade, PRB, PSC e Patriota. No último sábado, 8, líderes do DEM, PT, PC do B, PROS PV e PDT se reuniram e estabeleceram como meta ajudar a construir uma aliança com quinze partidos. Não se trata de um grupo de oposição, mas de um bloco com proposta de governo focada nas principais necessidades da população, entre as quais, saúde e emprego.
 
Fases
 
Mas, essa construção passa obrigatoriamente pela eleição suplementar de senador em abril próximo. Os vinte e um partidos citados acima terão obrigatoriamente que se envolver na campanha para conseguirem apoio para a eleição de outubro. Eliene e Francis, por exemplo, serão obrigados a apoiar Nilson Leitão (PSDB). Adriano Silva vai ter que carregar Júlio Campos se ele for candidato pelo DEM. O PDT de Cáceres já tem compromisso fechado com o vice-governador Otaviano Pivetta. Túlio Fontes vai ter que ajudar o candidato do PV. Sairá fortalecido o partido que eleger o senador.
 
Aliança
 
Vencida essa etapa, começa a pré-campanha de prefeito. É desejo do governador Mauro Mendes (DEM), que na eleição municipal se repita o alinhamento que está em andamento no atual governo. Ele quer ver no mesmo palanque DEM, PDT, PV, PRB e PSD. Neste grupo já tem ao menos três pré-candidatos a prefeito declarados. Túlio Fontes (PV), Renancildo França (PSD) e Adriano Silva (DEM).
 
Prés
 
A Coluna fez um levantamento e listou os pré-candidatos de hoje a prefeito de Cáceres em outubro próximo. Gente que tem como viabilizar de R$ 600 mil a um milhão de reais para bancar uma campanha. Eliene Liberato Dias (PSDB), Túlio Fontes (PV), Adriano Silva (DEM), Valdeníria Dutra Ferreira (PSDB), Takao Nakamoto (PSL), Renancildo França (PSD), Sérgio Arruda (Podemos), Cézare Pastorello (SD), Omar Veggi (PC do B) e James Cabral (PT). Ou alguém ai acha que não precisa de dinheiro para fazer propaganda, cabo eleitoral e pagar combustível?
 
Meta
 
Na semana passada conversei com o vereador Domingos dos Santos (PSB), sobre o andamento das obras de pavimentação do trecho Cáceres/Vila Aparecida. Ele afirmou que as pontes de concreto estão sendo finalizadas, parte mais complicada para concluir o antigo sonho. Liguei na Sinfra para checar a informação e a notícia foi ainda mais animadora. O governador Mauro Mendes (DEM), determinou que quer inaugurar a obra em setembro próximo. Se fizer isso, vai entrar para a história, já que essa pavimentação vem sendo prometida ha 40 anos.
 
Lamentável
 
Na semana passada o Jornal Oeste cobrou da prefeitura de Cáceres se haveria este ano kits escolares para os 12 mil alunos da rede municipal e não obteve resposta. Também pediu números de casos de dengue, mas também não obteve. Não culpo os colegas do setor de comunicação e tão pouco os secretários. Infelizmente o bilionário prefeito vai passar oito anos no poder e não compreenderá que ele não deve satisfação à imprensa e sim à população que paga o seu salário. Isso sem contar que transparência é uma obrigação legal.
 
Vereadores
 
Conforme prometi, a Coluna foi às ruas ouvir nomes novos com potencial para se eleger vereador em Cáceres e olhem o quem o povo gostaria de ver na Câmara: Renato Fidelis, Pacheco Cabelereiro, Ubiracy Prates Garcia (Bira Som), Dimas Simões, Pastora Edilene da Voz da Verdade, Edmar Luz, Dudu de Brito, Eduardo Espaçoso, Eliseu Pereira, Elmo Costaldi, Isaias Salvador, João Arruda, Joe Bengala, Joner Campos, Pedro Miguel, Junior JR Publicidade, Juca Castrillon, Júlio Panof, Júlio Parreira, Lauro de Filomena, Helizangela Pouso, Claudiney Lima, Lindomar Rezende, Lucas Garcia, Luciano Barros, Luiz Tolotti, Luiz Paraguai, Luizinho Bejarano, Lupércio da PM, Marcelo Horn, Marcos Fura Fila, Meire Maciel, Professora Mazeh do Rodrigues Fontes, Miram da PM, Neidinho da Cometa, Rosa Palmeirão, Professora Neuliane, Paloma Tchama Nóis, Paulo Locutor, Eliezer Martins, Pedrinho do Sine, Wilson Português, Rafel do Espetinho, professora Gislaine do Mário Motta, Bassan, Roni Garcia, Sabina Cardoso, Santinho Mototaxi, Suely Tocantins, Suyane Giansante, Tato Embagens, Thiago de Lucas,  Toninho do Jeep, Vanderly Muniz, Veronique Ribeiro, Velozo, Wanderlei Santos, Xá Onça, Dj Moreno e Adilmira Reis. Semana que vem tem mais.
  
Imprimir