Imprimir

Imprimir Artigo

05/02/2020 - 08:17

Agência Fluvial abre inscrições para formação de aquaviários em Cáceres

Agência Fluvial de Cáceres realiza processo seletivo para o Curso de Formação de Aquaviários - Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas – Nível I (CFAQ-MAFC/MAFM). As inscrições foram abertas na segunda-feira (3) e seguem até o dia 2 de março na Agência Fluvial de Cáceres, sito a Rua Professor José Rizzo, nº 1 - Centro.

Com 30 vagas disponíveis, os candidatos podem se inscrever para o processo seletivo, obedecendo aos critérios: ser brasileiro nato ou naturalizado, ter idade mínima de 18 anos até a data da inscrição, estar em dia com as obrigações militares e eleitorais. No ato da inscrição, apresentar certificado, histórico ou declaração de escolaridade comprovando que estudou ao menos até o 6º ano do Ensino Fundamental; RG, CPF, comprovante de residência, foto 3x4, certidão de quitação eleitoral, certificado que o candidato do sexo masculino está em dia com as obrigações militares (Lei do Serviço Militar), comprovante de pagamento da taxa de inscrição e ficha de inscrição preenchida.

O seletivo consta ainda de um teste de suficiência física, com prova de natação na distância de 25 metros (sem limite de tempo) e permanência de flutuação sem qualquer auxílio e com duração de dez minutos. Para a realização do teste físico, os candidatos deverão apresentar atestado médico, emitido há menos de um ano, que comprove bom estado de saúde física, mental, visual e auditivas.

Segundo a Marinha, o curso é totalmente gratuito. No entanto, o candidato deve pagar uma taxa de R$ 8 para fazer inscrição.

Ao Correio Cacerense, o encarregado do ensino profissional marítimo da Agência Fluvial de Cáceres, 3° Sargento Murilo, explica que após serem formados, os novos aquaviários poderão trabalhar a bordo das embarcações hotéis da região. O marinheiro fluvial auxiliar de convés atua como serviço gerais de Convés, subalterno do quarto de navegação e comte de embarcação pequenas não podendo transportar passageiros. Já o marinheiro fluvial auxiliar de máquinas: subalterno de quarto de maquinas e serviço gerais de Máquinas.

O sargento disse ainda que a prioridade do curso é atender candidatos que moram na região e que ainda não concluíram o ensino fundamental. Segundo ele, o objetivo é dar oportunidades para as famílias de baixa renda do município.

O curso terá duração de duas semanas e acontece no período de 01 a 15 de abril. Será um curso reconhecido e de curta duração. As aulas acontecem de segunda a sexta das 13h às 18h.

De acordo com o Edital os candidatos que não obtiverem aprovação nos índices do teste de suficiência física estão automaticamente desclassificados.
  Imprimir