Imprimir

Imprimir Artigo

22/01/2020 - 08:28

Mais de 18 mil eleitores estão com títulos cancelados e suspensos em Cáceres

Em vistas as eleições municipais de outubro, em que serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, os cidadãos que tiveram o título de eleitor cancelado têm até o dia 6 de maio para regularizar a situação, após esse prazo, quem não estiver em dia com a Justiça Eleitoral, não poderá votar.

Um balanço divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aponta que, até dezembro de 2019, quase 600 mil eleitores tiveram o título cancelado em Mato Grosso, por não fazer a revisão biométrica. Em Cuiabá são 145.509 cancelamentos e em Várzea Grande, na região metropolitana, 65.380. Em Cáceres, foram 11.834 tiveram o título cancelado pelo mesmo motivo.

No ano passado, a revisão biométrica foi realizada em 27 municípios. Destes, apenas um ainda não foi finalizado: em Alto Boa Vista a Revisão segue até o dia 31 de janeiro.

De acordo com Antônio Barbosa Ribeiro, Técnico Judiciário Administrativo da 6ª Zona Eleitoral de Cáceres, dos mais de 70 mil eleitores cadastrados nas 226 sessões eleitorais de Cáceres, 53.991 estão aptos a votar, 17.929 tiveram os títulos cancelados e 1.140 títulos estão suspensos.

Lembrando que o título cancelado 
pertence ao eleitor que não atendeu a convocação da Justiça Eleitoral para fazer a revisão de dados com cadastro biométrico ou não votou em três eleições consecutivas, as quais não tiveram a ausência devidamente justificada.

Vale ressaltar que além do prejuízo de não poder escolher seus representantes, o cidadão que teve o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições.
Imprimir