Imprimir

Imprimir Artigo

06/01/2020 - 11:55 | Atualizado em 06/01/2020 - 13:01

Bola da vez

Passo oito horas por dia trabalhando na mídia eletrônica. Isso me possibilita avaliar a opinião dos leitores sobre os mais diversos temas. Com base no cenário político do ano passado em Cáceres, os vereadores Valdeníria Dutra Ferreira (PSDB) e Cezare Pastorello (SD), foram os destaques, com atuação parlamentar em defesa dos interesses da maioria da população. Diferente dos colegas de parlamento, eles se posicionaram em todos os debates. Por conta disso se tornaram adversários de primeira linha da atual gestão, pela qual, curiosamente, se elegeram. Este desempenho vem sendo reconhecido pelos leitores do Jornal Oeste ao ponto de apontar a dupla como imbatíveis em uma chapa majoritária para prefeito. Por conta do bom desempenho de Valdeníria na eleição para deputado estadual, ela é vista como candidata a prefeita, tendo Pastorello como vice. Particularmente, concordo com essa avaliação, porém é preciso que Valdeníria especificamente, escolha um partido de centro esquerda, que tenha como bandeira a defesa dos trabalhadores. De preferência, um partido que esteja na base do atual governo do Estado. Isso tem um grande peso em uma eleição municipal.
 
Temor
 
A prova disso é que na semana passada, Adriano Silva (DEM), nome que o governo quer ver na disputa da prefeitura de Cáceres este ano, foi sondado por um emissário do grupo do prefeito Francis Maris (PSDB), para ser candidato a vice de Eliene Liberato Dias (PSDB), candidata da situação. Achar que o governo do Estado não terá peso nas eleições deste ano é muita ingenuidade política.
 
Novidade
 
Por falar em sucessão municipal, nos últimos quinze dias venho perguntando a interlocutores e lideranças políticas de Cáceres sobre o nome da ex-primeira-dama Gisele Fontes para concorrer à prefeitura. Como eu esperava, ela não tem rejeição. Conheço Gisele e sei que ela não tem essa pretensão, mas se o eleitor quiser?
 
Vaidade
 
Cáceres é mesmo uma cidade inusitada politicamente. De um dia para noite, produziu dois pré-candidatos a senador para eleição suplementar em junho deste ano. Além do bilionário prefeito Francis Maris (PSDB), o deputado federal doutor Leonardo (SD), também admite a disputa alegando pedido da direção nacional do seu partido. Já disse isso aqui em várias ocasiões, se o Francis sair trabalho de graça para ele. Caso contrário, vou de Otaviano Pivetta (PDT).
 
Consenso
 
Demonstrando maturidade política, os dois grupos que ensaiavam concorrer à presidência do Cáceres Iate Clube este mês, decidiram compor e formar chapa única. Marcos Fernandes (RM Informática), será o cabeça de chapa. Luciano Barros, que faz parte da atual diretoria e iria concorrer, vai ocupar um lugar na nova diretoria. Com 41 anos, o Iate Clube paga o preço de ter sido administrado por uma dezena de curiosos. Hoje a receita mal cobre as despesas, por isso não há recursos para a manutenção adequada. Wagner Leite que substitui Alessandro Cintra (Xinxarra), equilibrou as contas, mas admite que o clube precisa de alguém que tenha tempo disponível, entenda de gerenciamento e geração de receita.
Imprimir