Imprimir

Imprimir Artigo

23/12/2019 - 14:49 | Atualizado em 23/12/2019 - 15:14

​Renuncia

Após sete anos de governo, o bilionário empresário Francis Maris (PSDB), prefeito de Cáceres, pode renunciar ao cargo nos próximos dias para concorrer ao cargo de senador, em eleição suplementar que será realizada em junho próximo. As chances são grandes porque o ex-deputado federal Nilson Leitão e o ex-governador Pedro Taques, que seriam pretensos candidatos, estão desgastados. Mas, a verdade é que os dois estão com medo das articulações do atual governo que está se associando ao agro para eleger um representante do setor. Como Francis não tem medo e tem grana, só não será candidato se não quiser.
 
Francis
 
Apesar dos dois mandatos à frente da prefeitura de Cáceres, Francis Maris (PSDB), ainda tem muito que apreender sobre política, já que pretende seguir carreira. Precisa pensar antes de falar, especialmente na mídia. Outo dia, durante uma entrevista à Rádio Centro América FM, tentou jogar a culpa no governador Mauro Mendes (DEM), que assumiu há um ano pela não realização da ZPE e outras ações na cidade. De quebra, ainda insinuou que Adriano Silva (DEM), estaria trabalhando contra Cáceres no governo. Acho que deve achar que o povo tem memória curta e esqueceu que ele foi aliado de Silval Barbosa e Pedro Taques, que passaram pelo governo e só usaram a ZPE, MT 343 e reforma do Aeroporto, como promessa de campanha.
 
Oportunistas
 
Mas, umas más qualidades de político Francis já adquiriu. Não só ele, como o deputado federal doutor Leonardo (SD). Nunca moveram uma palha para ajuda a Unemat, e na semana passada, gravaram mensagens de apoio contra a retirada da autonomia financeira da instituição. Peroba pouca é bobagem.
 
Unemat
 
Por falar neste assunto, o ex-reitor Adriano Silva (DEM), que participa do governo com presidente da Fapemat, disse a Coluna que vai tentar resolver politicamente a volta da autonomia. Se não conseguir, sai do governo.
 
Leonardo
 
O deputado federal doutor Leonardo (SD), não pode nem sonhar em brigar com o governo do Estado. Pelo contrário, tem que se aproximar. Com os municípios quebrados, ele terá ter contrapartida do Estado para executar suas emendas.
 
Lambari
 
Nenhum político com e sem mandato quer disputar a eleição suplementar para prefeito de Lambari D’Oeste que deverá ser em junho junto com a de senador. A razão é jurídica. Ficará menos de seis meses no poder e não poderá concorrer na eleição de outubro de 2020.
 
Chapa branca
 
Apesar de estar no poder há quase oito anos, o grupo do prefeito Francis Maris (PSDB), tem poucos nomes como potenciais candidatos à vereador em 2020. Na minha avaliação, tem apenas Júnior Trindade da Sicmatur, Eliane Batista da Ação Social, Jorge Augusto, do Governo, e os coordenadores, Ronaldo Damascena, Agricultura, e Marcos Nascimento, Esporte, Lazer e Cultura.
 
Hoje
 
Como já havia previsto neste espaço, por determinação do prefeito Francis Maris (PSDB), a Câmara de Vereadores de Cáceres, deve aprovar hoje, 23, o novo Código Tributário que reajustará imposto como IPTU, ITR e Alvará a partir do ano que vem. Infelizmente ou felizmente o prefeito tem a maioria absoluta dos votos. Uma manobra antidemocrática, sem ao menos uma audiência pública, já que é um novo projeto.
 
Corporativismo
 
A mesa diretora da Câmara de Vereadores de Cáceres, formada por Rubens Macedo (PTB) presidente, Wagner Barone (Vice-presidente), Claudio Henrique Donatoni (1 secretário), Elza Basto (2 secretária) e Domingos Oliveira dos Santos (Tesoureiro), acatou o pedido de cassação dos vereadores Cézare Pastorello (SD) e Valdeniria Dutra Ferreira (PSDB), feito por Barone, alegando quebra de decoro. Claudio Henrique (PSDB), foi contra. Acho que a maioria não tem coragem de embarcar nessa furada. Até porque se votar à favor e não cassar, ganha dois inimigos mortais.
Imprimir