Imprimir

Imprimir Artigo

01/12/2019 - 06:30

Pesquisador da Unemat integra projeto de recuperação de áreas degradadas

O pesquisador e doutorando em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado –UNEMAT, Josiel Dorriguette de Oliveira integra o Projeto Amigos da Natureza: recuperação de Matas Ciliares.

O projeto já plantou mais de 3.500 mudas na região que compreende os municípios de Salto do Céu, Rio Branco e Lambari D’Oeste.

O projeto que possui como Coordenador o Promotor de Justiça da Comarca de Rio Branco Emanuel Filartiga Escalante Ribeiro é uma parceria entre produtores rurais, empresários, prefeitos, vereadores, secretários municipais, professores além de diversos integrantes da sociedade civil. “ Parceiros especiais como o Professor Josiel Dorriguette, Biólogo José Aparecido, Sra. Izabel Rigoni e os servidores da Promotoria de Justiça de Rio Branco deixam o projeto ainda mais adorável” destacou o promotor.

A execução das atividades é realizada por etapas. Na primeira etapa é realizada uma visita técnica a propriedade para realizar o planejamento das atividades, são geradas imagens de drone dá área, delimitado o perímetro a ser recuperado e definido o calendário de execução. Na segunda etapa é realizado o isolamento dá área e o plantio das mudas nativas pelos alunos das redes estaduais e municipais de ensino dos municípios envolvidos. A terceira etapa consiste na manutenção das mudas, replantio e monitoramento.

Alunas realizam plantio nas margens de uma nascente em Lambari D’Oeste. O pesquisador Josiel Dorriguette de Oliveira estuda desde de 2015, sob orientação da Professora do Departamento de Geografia e do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais Dra Celia Alves de Souza os efeitos do uso da terra sobre os corpos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Branco.

" A falta de técnicas conservacionistas no manejo das propriedades rurais vem ocasionando diversos problemas na bacia, com destaque para o avanço de erosões como voçorocas na cabeceira de drenagem, aumento da carga de sedimentos transportado e consequentemente do assoreamento dos canais de drenagem” lembra o pesquisador.

Além da recuperação das áreas de preservação permanente – APP, dos córregos e nascentes o projeto objetiva demonstrar para a sociedade local a importância da preservação dessas áreas para manter a qualidade da água. Antes do plantio os alunos das escolas são conscientizados da importância das matas ciliares para o equilíbrio ambiental.

 As crianças de hoje serão os tomadores de decisão amanhã, assim a conscientização dos alunos hoje é uma semente plantada que poderá dar frutos incríveis no futuro” Acrescenta o pesquisador.
Imprimir