Imprimir

Imprimir Artigo

29/11/2019 - 10:25 | Atualizado em 29/11/2019 - 06:29

Hoje missa na Catedral celebrará Dia Mundial de Luta contra a Aids

Hooje, 1, domingo, abrindo o mês de dezembro, (1º) celebra-se o Dia Mundial de Luta contra a Aids e em Cáceres, a equipe do CTA/SAE,  realizando uma Missa de Ação de Graças às 19h na Catedral São Luiz, dedicada àqueles que perderam um familiar ou amigo em decorrência das complicações do vírus HIV e que  poderão encontrar conforto e proximidade a outras famílias que viveram a mesma perda.
 
O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é um grande evento político, que cria espaços de diálogo e debate com os programas de Aids nas três esferas políticas, para discutir os rumos da resposta brasileira. Nesse dia, busca-se reivindicar melhorias e políticas que detenham o HIV e melhorem a qualidade de vida das pessoas que convivem com a Aids.
 
Em Cáceres, o planejamento do CTA/SAE, prevê inúmeras ações organizadas, como palestras, teste rápido nas Unidades de Saúde e outras localidades.  A expectativa é que se alcance o maior número possível de pessoas, levando informação, orientação sobre a Aids, combate ao preconceito e sobre o teste de HIV.
 
Desde o início, quando a doença ainda era desconhecida, a Igreja acolhia, em casas de apoio e centros de convivência, os portadores da doença. Nesse tempo, muita das pessoas abandonadas eram recebidas pela Igreja. Com o passar dos anos, e com a chegada dos medicamentos antirretrovirais (ARV), o trabalho se abriu para as ações de prevenção, com formação de agentes multiplicadores de informação, assim como os promotores de ações de base.
 
Ao longo dessa jornada, também se ampliou o trabalho na acolhida e acompanhamento das pessoas que vivem e convivem com a doença, desenvolveu-se uma linha de trabalho assumindo campanhas como a do teste HIV, vigília pelos mortos de Aids e dia Mundial de luta contra a Aids.
 
Durante todo mês de dezembro, a equipe do CTA/SAE de Cáceres, aguarda a população para realização de teste rápido e orientações na sua sede, que está localizada na Rua da Tapagem 1019, bairro Vila Mariana. O local atende de segunda a sexta-feira, das 7h30-11h30 e das 13h30-17h30. Aqueles que tiverem interesse em realizar a testagem não precisam de requisição médica, basta comparecer no programa com um documento com foto e cartão SUS.
Imprimir