Imprimir

Imprimir Artigo

28/11/2019 - 07:25

Pescadores esportivos são contra liberação da pesca do dourado

A Federação de Pesca Esportiva e Turismo Sustentável de Mato Grosso (Fepestur) se posicionou contra a emenda parlamentar que pretende liberar a pesca do dourado nos rios do Estado. A pesca da espécie é proibida há 8 anos. A Fepestur alega tratar-se de um retrocesso na luta pela preservação da espécie, supostamente ameaçada de extinção.
 
A proibição é fruto de uma luta iniciada pela Associação Ambientalista Turística e Empresarial de Cáceres (Asatec). A espécie estava por desparecer dos rios da bacia Paraguai, após constatação empírica. O peixe era alvo de exploração intensa por pescadores, por ser um predador esportivo e voraz.

Resultados já podem ser observados em vários pontos de pesca no Mato Grosso, após o período de proibição da captura do dourado, que voltou a ser visto em maior número em alguns rios.

No entanto, o objetivo final de recuperar o estoque da espécie em todos os rios do estado ainda não foi alcançado. Com a liberação da pesca, os resultados estarão sob ameaça, sustenta a Fepestur.
A Fepestur enxerga a tentativa de inserção da emenda como um "oportunismo, pois a posição dos parlamentares não é movida por interesses tão claros", realça. 

Federação declara ainda ter recebido milhares de manifestações contra a emenda e anunciam mobilização contra qualquer emenda que atente contra a preservação dos rios e espécies, para que não sejam aprovadas.
Imprimir