Imprimir

Imprimir Artigo

22/11/2019 - 10:14 | Atualizado em 22/11/2019 - 10:16

IFMT Cáceres apresenta 69 trabalhos na 8ª Mostra de Iniciação Científica no Pantanal

           Cerca de 300 jovens estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo, orientados por docentes do campus em diversas áreas do conhecimento, apresentam 69 trabalhos nas categorias de Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa, durante a 8ª edição da Mostra de Iniciação Científica no Pantanal .

            O evento realizado pelo Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres e a Secretaria Municipal de Educação reúne, nesta quinta-feira (21.11) e sexta-feira (22.11), no Sesi Clube Cáceres, 446 estudantes do Ensino Fundamental e Médio de 20 escolas de 9 municípios de Mato Grosso.

            " A Mostra é um evento consolidado e uma oportunidade de socialização dos projetos desenvolvidos por nossos estudantes com orientação de nossos docentes com importante fomento à iniciação científica e propostas de inovação tecnológica, além de ser uma ótima oportunidade de integração com outras escolas e com a comunidade", avalia o diretor- geral do IFMT Cáceres, professor Salmo César da Silva.

            No IFMT Campus Cáceres os trabalhos integram o projeto de ensino baseado em investigação científica coordenado pelos professores Eliel Regis de Lima e Roney Mendes de Arruda. 

            De acordo com Roney, as atividades são desenvolvidas no decorrer de todo o ano letivo com envolvimento de estudantes e docentes dos diversos componentes curriculares dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Agropecuária e Informática. " O trabalho vai desde a escolha de tema, elaboração, desenvolvimento e acompanhamento do projeto, elaboração do resumo e banner e apresentação dos resultados. A orientação é que esse processo seja desenvolvido como recurso didático,  inclusive como critério para avaliações das disciplinas", afirma.

            Na parceria desenvolvida para a realização da Mostra, o IFMT Cáceres subsidiou a confecção dos banners dos projetos do campus e almoço e lanche para todas as pessoas participantes do evento.

            Além das categorias Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa, que envolvem estudantes do Ensino Médio, a Mostra reúne também trabalhos de Iniciação Científica Mirim com estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental ( 1ª a 4ª série ou 1° a 5º ano) e de Divulgação Científica com séries finais de Ensino Fundamental (5ª a  8ª série ou 6° ao 9° ano). Serão premiados os três primeiros projetos classificados em cada categoria.
 
            Confira a relação dos trabalhos apresentados pelo IFMT Campus Cáceres no site www.cas.ifmt.edu.br
Imprimir