Imprimir

Imprimir Artigo

21/11/2019 - 15:33 | Atualizado em 21/11/2019 - 15:41

Prefeitura de Cáceres obriga os estagiários a trabalharem na arrecadação de alimentos nos supermercados para o Grupo Cometa

DENÚNCIA E ABUSO
 
Estagiários que trabalham nas secretarias e órgãos da prefeitura de Cáceres denunciam abuso do prefeito Francis Maris que estaria usando da sua função para obrigar estudantes de Ensino Superior de Cáceres a irem para as portas de dois supermercados da cidade para arrecadar alimentos para o Programa Natal Solidário do Grupo Cometa.
 
Os denunciantes com medo de represália relataram ao Bugre Online que por ordem do prefeito todos os estagiários devem estar nos supermercados arrecadando alimentos para a campanha Natal Solidário (Grupo Cometa). A ordem é que entre as 16 horas e as 18 horas, todos os estudantes devem sair de sua função nas secretarias e órgãos municipais para então arrecadar num supermercado na Avenida Talhamares.
 
 
 
Alguns estudantes também contaram que no âmbito da Procuradoria Geral do Município, houve coação por parte do Procurador Geral Bruno Córdova França. O procurador municipal ameaçou demitir os estagiários que descumprissem tal ordem.  Os estagiários da PGM estão sendo obrigados a arrecadar alimentos no Jubão.
 
Com exclusividade, o Bugre Online recebeu a foto enviado do momento que possivelmente três estagiários estão na porta de um supermercado da cidade na avenida Talhamares.
 
A Lei Federal nº 11.788 de 25 de setembro de 2018 no seu artigo primeiro define que o Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. 
 
 
O prefeito estaria descumprindo assim a sua função de gestor no âmbito municipal diante dos futuros profissionais da cidade.
 
A prefeitura de Cáceres oferece estágios remunerados há diversos estudantes de diversos cursos como Direito (UNEMAT), Ciências Contábeis (UNEMAT), Arquitetura e Urbanismo (Fapan) entre outros.
 
Bugre Online entrou em contato com o prefeito Francis Maris e o procurador Bruno Córdova França, mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta.


ATUALIZAÇÃO: Logo após a repercussão da denúncia do Bugre Online, a prefeitura de Cáceres informou aos estagiários que elaborou um Termo de Voluntariado. Os estagiários que se recusarem a assinar o termo, serão desligados do Estágio.
Imprimir