Imprimir

Imprimir Artigo

21/11/2019 - 10:12

PROJETO LUZ; Novo ciclo de palestras tem início em Cáceres

Com expectativa de público de 700 pessoas, o "Projeto Luz – Cáceres protege as suas crianças e adolescentes" iniciou um novo ciclo de palestras para professores, estudantes, policiais, servidores públicos, advogados e conselheiros tutelares. A capacitação foi dividida em dois módulos: o primeiro ocorreu na segunda e terça-feira e o segundo será realizado na próxima semana, nos dias 25 e 26.

A programação inclui discussões sobre violência sexual contra crianças e adolescentes, perfil do agressor, atuação da PM nesses casos, sinais e sintomas de abuso sexual, profilaxia das infecções sexualmente transmissíveis e atuação da Assistência Social por meio do CREAS e CRAS. Os temas são abordados pela promotora de Justiça Taiana Castrillon, representando o Ministério Público Estadual, e por representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, além de psicólogo, assistente social e enfermeiras.

Lançado em 2018, o "Projeto Luz – Cáceres protege as suas crianças e adolescentes" foi inspirado em uma iniciativa das Promotorias de Justiça de Nova Mutum. Desde então, já foram realizadas no município diversas capacitações. O projeto busca assegurar a priorização e padronização do atendimento a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual para garantir uma investigação célere e efetiva, buscando evitar a revitimização e reiteração delitiva.

A proposta é fomentar a atuação colaborativa de todos os integrantes da rede de proteção, criando uma rotina de atuação de cada parceiro, a fim de investigar e punir os casos de violência que surgirem, buscando, assim, prevenir novos crimes, ao mesmo tempo em que serão buscadas alternativas para minimização dos danos físicos, psicológicos e sociais sofridos pelas vítimas.
Imprimir