Imprimir

Imprimir Artigo

17/11/2019 - 15:48

Prefeito endossa PEC pelo fim de municípios pequenos e leva porrete

O prefeito e empresário Francis Maris (PSDB), de Cáceres, principal município da região Oeste, mexeu num vespeiro. Mesmo com toda razão técnica, baseado em números, ele passou a levar porrete dos próprios colegas gestores.

No sétimo e penúltimo ano de mandato, ele declarou que a PEC do novo pacto federativo, que pode resultar na extinção de até 1.254 pequenos municípios a partir de 2025, entre eles 34 de Mato Grosso, é a melhor coisa que poderia acontecer.

Francis observa que muitos desses pequenos municípios, com baixa arrecadação, não conseguem se manter sozinhos. E anunciou que defende "com unhas e dentes" a PEC que deve extinguir e incorporar aos vizinhos aqueles com até 5 mil habitantes que não comprovarem, até junho de 2023, que arrecadam, em impostos e receita própria, ao menos 10% de suas receitas totais.

Alguns prefeitos passaram a criticar Francis, especialmente nas redes sociais. Contra extinção de municípios, eles até prometem o troco a Francis, no sentido de não apoiá-lo, caso resolva ser candidato a deputado ou senador.
Imprimir