Imprimir

Imprimir Artigo

11/11/2019 - 14:11

Corporativismo

Um bloco formado pela maioria dos vereadores de Cáceres, em um corporativismo vergonhoso, está manobrando para abafar o escândalo da ‘rachadinha’. Primeiro, para rejeitar um pedido da vereadora Valdeníria Dutra Ferreira (PSDB), para investigar denúncia contra o vereador Wagner Barone (PODEMOS), o presidente Rubens Macedo (PTB), resolveu criar uma Comissão de Investigação e Quebra de Decoro Parlamentar, sob argumento de que o Regimento da Casa não existe este expediente, indispensável para investigar e julgar a conduta dos vereadores. O golpe para tentar sepultar o escândalo é protelar a formação da Comissão. Nessa lambança, o presidente Rubens Macedo (PTB), envolveu perigosamente o vereador policial Rosinei Neves (PV), que está sendo acusado de intimidar o denunciante usando a condição de policial. Nas redes sociais, Rosinei está sendo massacrado pela opinião pública por conta disso. O desespero é tanto que o presidente da Câmara mandou um ofício ao Ministério Público Estadual (MPE), afirmando que a ‘rachadinha’, é invenção minha. Desde o começo de outubro o MPE já suspeitava de irregularidades, inclusive recomendou a suspensão do pagamento do Adicional Noturno, mas Rubens Macedo (PTB) vinha ignorando até a Coluna torna publica a denúncia de do ex-assessor Alander Rios. Como agora em Cáceres já tem GAECO, tenho certeza que alguém vai descascar esse pepino. Podem ir juntando dinheiro, pois vão ter que devolver o que receberam, inclusive os assessores.
 
 Golpista
 
O apoio do vereador Claudio Henrique (PSDB), ao pedido de afastamento de Rubens Macedo (PTB) e Wagner Barone (Podemos), presidente e vice da Câmara de Cáceres, tem sido visto nos bastidores políticos como uma ação golpista e oportuna do ex-xodó do prefeito Francis Maris (PSDB). Eu inclusive recebi no meu escritório uma carta anônima denunciando que Claudio Henrique estaria apoiando o pedido porque com a saída dos dois, ele vira presidente.
 
Vereador
 
Quatro partidos em Cáceres estão com as articulações adiantadas em termos de chapa de vereador para 2020. O DEM de Adriano Silva, anunciou na semana que passou, as pré-candidaturas de Luciana Crepaldi, Eliezer Martins e do suplente de vereador Odenir Nery, que vai deixar o PSD, que está desmontado. O DEM também pode ganhar nos próximos dias mais um nome de peso para disputar a prefeitura de Cáceres em 2020. Trata-se da médica Honorina Gonçalves. Ainda sobre o DEM, a pré-candidatura de Adriano Silva, ganhou na semana que passou o apoio oficial do vereador Rosinei Neves (PV), e seu grupo. O acordo foi avalizado pelo Deputado Elizeu do Nascimento presidente do DC, para onde Rosinei irá assim que abrir uma janela. Cristiano Neves (Pastorzinho), assessor de Rosinei é o presidente do DC em Cáceres. As coisas para o DEM de Cáceres estão em boa fase. No final de semana o governador Mauro Mendes (DEM), avalizou a união com MDB em Mato Grosso, exceto em Cuiabá, onde o partido lançará candidato a oposição de Emanoel Pinheiro (MDB).
 
PRB
 
Assim como o DEM, o PRB de Tarcísio Paulino, está a todo vapor em busca de candidaturas. Depois de anunciar a filiação e o lançamento da pré-candidatura à prefeito do cardiologista Sergio Arruda, agora ele conta que filiou o polêmico Poeta Pescador, Enézio Mariano, que chegou a ser mencionado como eventual pré-candidato à prefeito, mas que deve ser mesmo candidato à vereador, e seu aliado Dener Aniceto. Por falar em Poeta Pescador, ele jogou um áudio nos grupos de WhatsApp dizendo que o Agente Penitenciário Luiz Carlos Velozo o agrediu e o ameaçou com uma pistola. Se isso for verdade, pode dar rua para Velozo, porque ele não pode usar a pistola que é seu equipamento de trabalho para resolver desentendimento político.
 
Solidariedade
 
O presidente do Solidariedade, Fábio Lourenço, com a ajuda do deputado federal doutor Leonardo, também intensificou a montagem de uma chapa de vereador. Recentemente anunciou a filiação do meu amigo/irmão, radialista Manga Rosa e de José de Arimatéia, demitido recentemente de uma Coordenação na prefeitura e que estava no PSD de Renancildo França, em fase de desmontagem em Cáceres. A turma do holerite de Leonardo também foi obrigada a se filiar e terá disputar a eleição de vereador no ano que vem. O vereador Cézare Pastorello comemorou a movimentação do partido e o quer longe da atual administração de Cáceres.
 
PV
 
Na semana passada, em encontro estadual realizado em Cuiabá, o Partido Verde (PV), lançou o nome de Túlio Fontes como pré-candidato da legenda a prefeitura de Cáceres no ano que vem. Prefeito por dois mandatos, as principais marcas da sua gestão foi o respeito ao servidor e a honestidade, características herdadas do seu pai, Antônio Fontes, prefeito também por duas ocasiões.
Imprimir