Imprimir

Imprimir Artigo

07/11/2019 - 11:07

Bloqueio na fronteira da Bolívia já prejudica comércio em Cáceres

O bloqueio na fronteira entre Cáceres (225 km ao oeste de Cuiabá) e San Matias já afeta o comércio da cidade brasileira. Insatisfeitos com a reeleição do presidente Evo Morales, que assume o 4º mandato, bolivianos fecharam a passagem há duas semanas.

Segundo o prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), o município está oferecendo todo apoio necessário ao protestantes e aos bolivianos que necessitam de serviços ofertados na cidade. No entanto, não irá intervir na manifestação.

“O bloqueio já tem afetado o comércio da cidade. Eles estão proibindo todo mundo de passar pela dívida. Somente ambulâncias travessam para buscar serviços de saúde. Principalmente partos. Estamos à disposição para o que precisar”, esclareceu o gestor.

San Matias é um município pequeno, por isso moradores optam por buscar atendimento de saúde e fazer compras de mantimentos e outros produtos em Cáceres.

Os protestos contra o presidente eleito se espalham por todo o país e alguns registram feridos. Contudo, em San Matias a manifestação é pacífica.

Membros da oposição a Evo acreditam que a eleição foi fraudada e iniciaram o protesto, que se alastrou por todas as regiões e angaria cada vez mais simpatizante.

De acordo com o TSE boliviano, o partido de Evo, o MAS-IPSP, venceu as eleições com 47,08% dos votos (2.888.359, ao todo), contra 36,51% (2.240.920 votos) do partido do opositor Carlos Mesa, o CC (Comunidad Ciudadana). Os votos em branco representaram 1,47% e, os nulos, 3,57%.
Imprimir