Imprimir

Imprimir Artigo

04/11/2019 - 10:52 | Atualizado em 04/11/2019 - 11:22

A pouco menos de um ano das eleições, nove nomes já são cogitados para prefeito de Cáceres

A onze meses das eleições municipais, que acontece em outubro de 2020, vários partidos políticos já se articulam para a sucessão do prefeito Francis Maris Cruz (PSDB) em Cáceres. Pelo menos, nove nomes, já se credenciam para disputa. A vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSB); o ex-vereador Marcinho Lacerda (PMDB); o ex-prefeito Túlio Fontes (PV); os professores James Cabral (PT), Adriano Silva (DEM) e Dimas Santana (PT), Domingos Sávio (PT), Laudemir Zart (PT), Mazeh Silva (PT), o engenheiro Takao Nakamoto (PSL), o médico Sérgio Arruda (PRB) e Renancildo França o “Cutia” (PSD).

Alguns partidos, como por exemplo, o PT tem mais de um nome cogitado. Na sigla aparecem como prováveis pré-candidatos o professor universitário Dimas Santana e James Cabral, irmão do deputado estadual Lúdio Cabral. No grupo capitaneado pelos irmãos Campos – Júlio e Jayme Campos – surgem os nomes do ex-prefeito Túlio Fontes (PV) e do ex-reitor da Unemat, professor Adriano Silva. Ambos afirmam ter apoio dos Campos para a disputa.

Ex-vereador, filho do ex-senador Marcio Lacerda, o Marcinho Lacerda, tem praticamente assegurada sua pré-candidatura pelo PMDB. Ainda neste mês, o ex-presidente da Câmara, reúne-se em Cuiabá, com o cacique do partido o deputado federal Carlos Bezerra e demais integrantes do diretório-regional para definir o lançamento de seu nome para a corrida sucessória.

Ignorando totalmente a crise nacional vivenciada pelo PSL, partido pelo qual foi eleito o presidente Jair Bolsonaro e um grupo de vários senadores e deputados federais, e ainda embalado pela “Onda Bolsonaro” a sigla ensaia em Cáceres o lançamento da pré-candidatura do engenheiro e presidente do diretório municipal, Takao Nakamoto. Um pouco afoito o grupo, inclusive, já realiza reuniões partidárias visando à pré-candidatura.

O deputado estadual Dr. Leonardo (SD) não confirma publicamente quem irá apoiar. Ele diz que ainda é muito cedo para tratar do assunto. Contudo, comenta-se que ele pretende lançar um candidato do partido. O que sugere o nome do vereador Cesare Pastorello. O vereador não confirma, mas também não descarta. “O ideal seria uma candidatura que fosse respeitada pela direita, esquerda, por pessoas que apoiam o atual prefeito e também pelos críticos. Se nesse cenário eu for escolhido para ser candidato serei” afirma.

Vice-prefeita nas duas gestões do prefeito Francis Maris Cruz, Eliene Liberato Dias, deixou o PSDB, depois de 19 anos, para filiar-se ao PSB com a proposta de ser a pré-candidata do partido. A filiação realizada no dia 25/10, com a participação de várias autoridades municipais, estaduais e até federais do partido, foi interpretada como o pontapé inicial da corrida pela sucessão municipal.
 

E, de ultima hora a informação é de que o PRB está na eminência de lançar a pré-candidatura do médico Sérgio Arruda. A afirmação foi dada pelo empresário e ex-vereador Tarcísio Paulino. Contudo, ela pode não ser confirmada. Em, pelo menos, duas oportunidade, doutor Sérgio retirou a candidatura após ser anunciada. O servidor público, Renancildo Soares França, o popular “Cutia” (PSD) também tem manifestado interesse em suceder o prefeito Francis Maris, na prefeitura de Cáceres.
Imprimir