Imprimir

Imprimir Artigo

01/11/2019 - 12:30

Sindicato Rural de Pontes e Lacerda é ponto de encontro para os produtores rurais da região

Nesta sexta-feira (01.11), o Sindicato Rural de Pontes e Lacerda será o ponto de encontro dos produtores rurais da região. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com o Sindicato Rural de Pontes e Lacerda realiza o Workshop ATeG – Senar-MT. Neste evento serão revelados os destaques tanto do ano de 2019, quanto os do projeto Senar Tec Leite, desenvolvido pela instituição.

Depois de três anos fazendo a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) para 120 produtores da região de Pontes e Lacerda, o Senar-MT encerra o projeto Senar Tec Leite no município. O Workshop ATeG – Senar-MT marca a conclusão deste projeto e acontece no parque de exposição, a partir das 8 horas da manhã. Será um dia de integração, confraternização e muita troca de informação.

Um dos palestrantes será o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar-MG), Christiano Nascif. Ele também é coordenador técnico do Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira – UFV e também do projeto Educampo. Em sua palestra ele compartilhará números sobre o setor. A outra palestra será do coordenador de ATeG, do Senar-MT, Armando Urenha. O tema será "Agricultura Familiar ou Agricultura Tamanho Família?"

Pontes e Lacerda foi o primeiro município a receber o Senar Tec Leite que atendeu durante três anos, 120 produtores de leite. E o que não falta neste projeto são casos de sucesso. A família Guilherme dos Santos é um destes casos. Desde 2015 fazendo parte do Senar Tec Leite, eles registraram aumento na produção mensal de leite e na produção de leite diária das vacas em lactação.

O produtor Nivaldo Guilherme dos Santos conta que nos últimos três anos muita coisa mudou no Sitio Primavera, localizado no município de Pontes e Lacerda. "Investimos na irrigação de cerca de três hectares para solucionar a alimentação que era considerada uma das principais dificuldades dentro da propriedade. Além disso, também melhoramos a infraestrutura de toda a propriedade".

Outro caso de sucesso é o dos irmãos Ildo, Ilton e Nilton Vicente Souza.  Eles contam que depois de integrados no Senar Tec Leite passaram a ter uma visão mais ampla do negócio. "Nós passamos a ver que a dificuldade de um é a de todos. Entendemos que quando é para fazer um serviço maior temos que nos unir e trabalhar juntos", conta Ildo.

Além desta união que fortaleceu não só a relação dos irmãos, mas de toda a comunidade de Cerro Azul, em Pontes e Lacerda, o conhecimento, a troca de informação e a capacitação se tornaram elementos importantes no dia a dia dos produtores de leite que vivem na região. "Dias de Campo e treinamentos são primordiais para melhorarmos a qualidade do nosso produto e também a nossa renda", acrescenta Ilton. Ele garante que capacitação de mão de obra é primordial em qualquer cadeia produtiva. "Mas na do leite é ainda mais importante porque nosso lucro é muito pequeno".
Imprimir