Imprimir

Imprimir Artigo

25/10/2019 - 10:12

Max Russi cobra nova ambulância para o Hospital Regional de Cáceres

Com uma ambulância parada, devido a problemas mecânicos e outra apresentando constantes defeitos, o Hospital Regional de Cáceres "Doutor Antônio Fontes", referência para 24 municípios da região Oeste de Mato Grosso, passa por dificuldades quanto às ações de resgate. Essa informação foi repassada ao deputado Max Russi (PSB) pelos vereadores Domingos Oliveira Santos e Valdenira Ferreira. O parlamentar apresentou a Indicação nº 4774/2019, argumentando a necessidade de um novo veículo de urgência para aquela unidade hospitalar e cobrou medidas efetivas da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).
 
"Apenas um veículo em perfeitas condições poderá oferecer um transporte especializado em situações de emergência e o Estado precisa cumprir o seu papel, de zelar pela vida e saúde da população", justificou o deputado.
 
Outo ponto levantado por Max Russi, que reforçou considerar a situação como preocupante, foi em relação ao tempo-reposta. Pare ele, esse fator é uma peça fundamental para o sucesso nos atendimentos de emergência.
 
"Os primeiros atendimentos são fundamentais para salvar vidas de pacientes, que necessitem de cuidados em casos graves ou emergenciais e o tempo de deslocamento de uma ambulância, desde o atendimento ao trajeto final até o hospital são fatores essenciais, que afetam as chances de sobrevivência do paciente", exemplificou.
 
O Hospital Regional de Cáceres está sob a administração da SES desde outubro de 2017. Lá são atendidas em média 400 mil pessoas, inclusive moradores de San Matias e San Ignácio de Velasco, na Bolívia. A medida foi adotada com base no Decreto Emergencial 1.073/2017, após os prefeitos da região terem desistido de assumir a gestão do hospital por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Oeste (CISOMT).
Imprimir