Imprimir

Imprimir Artigo

17/10/2019 - 11:23

Livro "Ciência na Fronteira – Ensino, Pesquisa e Extensão no IFMT Campus Pontes e Lacerda" será lançado nesta sexta

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste lança oficialmente o livro intitulado: Ciência na Fronteira – Ensino, Pesquisa e Extensão no IFMT Campus Pontes e Lacerda, nesta sexta-feira (18), às 19h30, em solenidade no auditório da unidade, gratuita e aberta a toda comunidade. Organizada e escrita por servidores, a obra tem 16 capítulos, aproximadamente 40 autores e aborda as atividades de ensino, pesquisa e extensão que são desenvolvidas na instituição. Toda a renda arrecadada com as vendas será revertida ao Lar do Idoso Irmã Maria Afonsina.

Organizado pelo professor Thiago Rafael da Costa Santos e o então servidor do Campus, Hamilton Matos Cardoso Júnior, o livro contempla as mais diferentes áreas de atuação. "Nossa obra tem a função de divulgar os trabalhos que são executados dentro do campus Fronteira Oeste (...). Não apenas docentes, mas servidores técnicos também contribuíram muito. Hamilton, por exemplo, é mestre em geografia e não atuava na docência. A obra é coletiva. Todos aqueles que enviaram textos, mesmo aqueles que não puderam participar (por vários e diferentes motivos) têm alguma participação. Somos gratos a todos. Lembramos também que somos uma comunidade e devemos pensar enquanto coletivo. Todos somos IF", afirmou Thiago.

Conforme Thiago, no livro, as perspectivas são múltiplas, contemplam as nuances da educação, e apresentam os campos de atuação também dos servidores. "Todos, sem exceção, são pesquisadores, pois numa instituição de ensino todos somos educadores, mesmo aqueles que não atuam necessariamente como docentes".

Quanto ao título, para Santos, define a proposta do IFMT na fronteira. "Penso que define bem a proposta da obra e o que somos enquanto instituição de ensino. Sem educação não há ciência, tampouco tecnologia aplicada ou indústrias. Somos uma instituição que produz ciência e tecnologia com base, sobretudo, na educação. E estamos localizados no extremo oeste do estado de Mato Grosso, extremo oeste do Brasil. E temos ciência e fronteira no nome, já que somos IFMT campus Fronteira Oeste/Pontes e Lacerda. Eu, particularmente, gosto bastante do "Fronteira Oeste".

Thiago ainda destacou o caráter social.  "Somos uma instituição pública de ensino e estamos abertos para a sociedade, pois é da sociedade nossa instituição. Por isso, pensamos que seria a melhor maneira não apenas de atrair atenção para a situação do Lar dos Idosos, como também ensinar nossos discentes e seus pais valores como solidariedade, empatia, respeito e responsabilidade social".

O organizador ainda ressaltou a ligação entre professor, ensino, educação e os valores da instituição. " A atuação em sala de aula é apenas uma parte da docência. A maior parte do trabalho o docente faz em casa: lendo e se preparando. O professor é sim um eterno aprendiz. Como dizia Paulo Freire, um professor é um pesquisador. Ainda que não seja reconhecido por isso. Nossa obra, portanto, tem a função de divulgar os trabalhos em ensino, pesquisa e extensão que são executados dentro do campus Fronteira Oeste. Somos uma instituição pública de ensino e estamos abertos para a sociedade, pois pertence à sociedade nossa instituição. Como esse livro reiteramos também nosso compromisso com uma educação pública, gratuita, de qualidade, laica, livre e sem mordaças. A ciência, do mesmo modo que a arte, só floresce em liberdade", finalizou.
Imprimir