Imprimir

Imprimir Artigo

08/10/2019 - 10:19

Marinha entra na guerra contra a pesca predatória no Pantanal

Quinze fuzileiros navais, helicópteros, embarcações patrulhas, sob a coordenação da Marinha do Brasil em Cáceres,  está em pleno curso a "Operação Verde Brasil " nesta região do Pantanal e de Fronteira. A ação inclui sobrevoos de reconhecimento na calha ,  baías e afluentes do Rio Paraguai. 

O objetivo, de acordo com capitão Estanislau Geraldo de Carvalho, é prevenir contra eventuais crimes ambientais. 

Toda essa operação tem o apoio do Grupo Especial de Fronteira através dos oficiais Danilo Oliveira e José Nildo, este último comandante do Gefron. A Marinha conta também com apoio do Juizado Volante Ambiental através da juíza Hanae Yamamura de Oliveira Gabriel e do Instituto Chico Mendes.

As incursões das tropas serão diárias e principalmente noturnas devendo se estender até o final deste mês. 

O oficial Estanislau destacou que o emprego dessa tropa altamente preparada visa inibir as investidas dos chamados redeiros que agem em desacordo com a proibição de pesca nos rios desta região neste período de reprodução dos cardumes chamado de piracema. 

A ação da Marinha do Brasil está amparada na Garantia da Lei e da Ordem cuja sigla é conhecida como GLO,  e somente é empregada em situações extremas. 

Garantia da Lei e da Ordem foi assinada pelo presidente da República e determinada pelo Ministério da Defesa desde então a tropa de elite da Marinha do Brasil está atuando em Cáceres e região. 

GLO têm seu amparo legal no artigo 142 da Constituição Federal.
Imprimir