Imprimir

Imprimir Artigo

30/09/2019 - 06:02

Unemat de Cáceres promove 8º curso de Manejo do Solo e da Água

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realiza a 8ª edição do curso de formação em Manejo Agroecológico do Solo e da Água, entre os dias 7 e 13 de outubro, em Cáceres.

Organizado pelo Núcleo de Formação, Pesquisa e Extensão em Agroecologia (Nater), o curso oferta duas turmas com 40 vagas cada. As inscrições vão até terça-feira (1º). O resultado será divulgado na quarta-feira (2).

Com certificado de 80 horas, o curso é constituído por atividades teóricas, práticas, culturais e visitas a assentamentos e empreendimentos familiares de produção orgânica, agroecológica e em transição agroecológica situados na região geográfica de Cáceres.

O curso é gratuito. As despesas decorrentes de acolhida, alimentação e translado dos participantes para visitas técnicas e realização das atividades do curso são de responsabilidade do CVT-Pantanal e do Nater.

O candidato deverá ter concluído o Ensino Médio e ter idade mínima de 18 anos, e encaminhar para o e-mail nater@unemat.br a ficha de inscrição, o termo de compromisso e a justificativa explicitando a razão pela qual o candidato deseja participar do curso, em até 10 linhas. Os modelos dos documentos estão disponíveis no site do Nater, que pode ser acessado clicando aqui.

O curso em oferta é parte do Projeto de Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Produção Orgânica do Pantanal Mato-Grossense (CVT-Pantanal), financiado pelo Edital de Apoio à Implantação e Manutenção de Núcleos e Centros Vocacionais Tecnológicos em Agroecologia, que recebe recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTic), do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) da Casa Civil. O edital atende a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNater).

As inscrições deverão ser realizadas pelo portal da Unemat, que pode ser acessado clicando aqui.

 
Programação

O curso compreende 25 módulos distribuídos em sete dias, que abordarão temas como manejo agroecológico do solo e da água, segurança alimentar e nutricional, sistemas agroflorestais, recuperação de pastagens, insumos, compostagem, plantas medicinais, bacias hidrográficas, avicultura e suinocultura, além de atividades culturais e visitas a propriedades e assentamentos situados no entorno de Cáceres.
Imprimir