Imprimir

Imprimir Artigo

28/09/2019 - 08:45

Hospital São Luiz promove ação sobre a importância da Segurança do Paciente

O Hospital São Luiz, unidade própria da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio do Núcleo de Qualidade e Segurança do paciente (NQSP) da unidade, promoveu o reforço na orientação de colaboradores sobre a segurança do paciente.
 
A ação fez alusão ao 17 de setembro, definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial da Segurança do Paciente. No total, seis metas definem a segurança no ambiente hospitalar e servem como procedimentos obrigatórios.
 
As metas são: 1) Identificar corretamente o paciente; 2) Comunicação efetiva; 3) Melhorar a segurança na prescrição de medicamentos; 4) Cirurgia segura; 5) Higienização das mãos e 6) Redução do risco de quedas e úlceras por pressão.
 
No Hospital São Luiz, durante a semana, a meta 1 serviu como principal atividade voltada aos colaboradores. A ação começou com uma dramatização sobre a importância do uso e verificação das pulseiras de identificação do paciente, onde os presentes experimentaram a sensação de ir do riso à reflexão profunda.
 
Em seguida, a enfermeira Tais Tosta Vitorazzi, coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do paciente (NQSP), proferiu uma palestra elencando todos os pontos importantes do protocolo e a importância do uso correto da pulseira de identificação. Além de identificar corretamente o paciente, a pulseira é uma das formas de prevenir falhas na assistência.
 
Para a coordenadora, que avaliou como muito positiva a participação das lideranças na implantação, o trabalho não se encerra hoje, pelo contrário, há muito ainda por fazer. “É muito importante que todos conheçam esse protocolo, porque ele se inicia desde a admissão do paciente na abertura da ficha na recepção, até a portaria na saída da instituição. Todos somos responsáveis pela execução correta do protocolo e garantia da qualidade na assistência “, afirma.
 
A profissional adianta que a comissão do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente está programando para o mês de dezembro a 1ª Feira de Segurança do Paciente do Hospital São Luiz. Durante a feira, as seis metas de Segurança serão abordadas.
 
A feira será direcionada a todos os colaboradores do HSL, pacientes e acompanhantes, e deverá ser realizada por meio de atividades lúdicas, oficinas e ações didáticas relacionadas ao tema.
 
Sobre o Hospital São Luiz

Fundado em 1938, quando Cáceres ainda era um povoado, o Hospital São Luiz nasceu quando o Frei Ambrósio Dayde, da Missão da Ordem Terceira Regular de São Francisco do Brasil, adquiriu uma casa com terreno para abrigar os enfermos, formando um “dispensário”, onde estava sempre a irmã Antônia Rodrigues, freira pertencente à Congregação do Instituto Imaculada Conceição.
 
No mesmo ano, ocorreu a efetivação de convênio com o Estado de Mato Grosso. Em 1940, o dispensário foi transformado em hospital e, a partir da organização dos padres franciscanos, passou a chamar-se Hospital São Luiz. Em 1993, a Sociedade Educadora Beneficente Providência Azul, então proprietária da instituição, passou o Hospital São Luiz à Associação Congregação de Santa Catarina (ASCS). Em dezembro de 2018, após uma reestruturação, a ASCS transferiu a gestão da unidade para a Pró-Saúde.
 
Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.068 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) que oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.
Imprimir