Imprimir

Imprimir Artigo

27/09/2019 - 17:14

Jayme diz que base do governo Bolsonaro no Senado está fragilizada

Para o senador Jayme Campos (DEM-MT) eleito por aclamação, nesta quarta-feira (25), presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal, pelos próximos dois anos, o presidente Jair Bolsonaro precisa melhorar a articulação política no Congresso Nacional. “A base do governo no Senado é muito fragilizada”, avaliou o senador de Mato Grosso.
 
Campos apontou que nas últimas votações em Plenário, o saldo para o Governo Federal foi negativo. “Na maioria absoluta das votações, o governo tem sido mal sucedido. Ganhou uma, duas ou três, talvez por falta de um melhor relacionamento entre Executivo e Legislativo. E cada senador é praticamente uma instituição”, lembrou, se referindo à falta de articulação do presidente Bolsonaro junto à base tanto no Senado quanto na Câmara Federal. 
 
“O governo está mal articulado e não tem dado o devido valor que tem um senador e deputado federal. Acredito que doravante vai ter uma boa articulação, já que colocou como ministro para fazer este papel o general Ramos, que foi assessor das Forças Armadas no Congresso e sabe como funcionam as duas casas (Senado e Câmara)”, constatou Jayme. O ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, é o primeiro general da ativa a ocupar uma missão como esta no poder civil.  
 
Uma das questões que Jair Bolsonaro certamente vai ter dificuldade no Congresso, segundo o senador Jayme Campos, é aprovação do filho dele, o senador Eduardo Bolsonaro (PSL) à Embaixada do Brasil nos Estados Unidos. “Hoje teria muita dificuldade em aprovar o Eduardo Bolsonaro para ser embaixador. Ele tem que primeiro passar por uma sabatina na Comissão de Relações Exteriores. Depois, vai para votação em Plenário e pode perder se não tiver articulação. Há dificuldades na própria comissão e em Plenário também”, constatou Jayme Campos, em entrevista ao site VG Notícias, nesta sexta-feira.
Imprimir