Imprimir

Imprimir Artigo

27/09/2019 - 10:25

CONDENADO: Maioria do Supremo vota para Henry pagar dívida milionária

O ex-deputado federal Pedro Henry já tem seis votos contrário ao seu pedido para deixar de pagar R$ 932 mil referente a multa por conta da sua condenação no caso do Mensalão. Apenas o ministro Marco Aurélio votou a favor de Henry.
 
Já votaram contra os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Roberto Barroso, Alexandre Moraes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Luiz Fux, Rosa Weber, Edson fachin e o ministro Marco Aurélio. 
 
A Corte Suprema já tem maioria para obrigar Henry a quitar sua dívida com a justiça e até sofrer novas punições.
 
Henry foi condenado em dezembro de 2012 pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro a 7 anos e 2 meses de prisão.   Uma multa de cerca de R$ 930 mil foi estipulada. A Justiça permitiu que ele pagasse o valor em 24 parcelas, porém apenas uma foi quitada.  
 
Conforme informações, na época deputado federal pelo PP, ele foi acusado de ter recebido dinheiro em troca de apoio no Congresso Nacional ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).   
 
O ex-deputado ficou preso em 2013, no presídio da Papuda e foi colocado em liberdade condicional no ano seguinte. Em 2016 ele recebeu indulto e teve as cautelares revogadas. Com isso, o condenado tenta não pagar também a multa.
Imprimir