Imprimir

Imprimir Artigo

26/09/2019 - 13:37

Leonardo e mais três de MT votam por cobrar bagagem em voos

A votação, na noite de quarta-feira (25), no Congresso Nacional sobre o veto do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que elimina a bagagem gratuita em voos comerciais no Brasil dividiu os deputados federais de Mato Grosso. Quatro parlamentares apoiaram a manutenção do veto, que acabou vencendo mantido pela Câmara.

Na prática, o veto de Bolsonaro mantém o pagamento para o despacho de malas em voos comerciais brasileiros. A cobrança é feita desde 2016, mas uma proposta do Congresso permitia a volta do despacho gratuito de até 23 quilos, o que foi vetado pelo presidente.

Entre os parlamentares de Mato Grosso, 4 ficaram do lado de Bolsonaro e querem a continuidade da cobrança: Dr. Leonardo (SD), José Medeiros (PODE), Carlos Bezerra (MDB) e Nelson Barbudo (PSL). Já Emanuelzinho (PTB), Juarez Costa (MDB) e Rosa Neide (PT) pediram a derrubada do veto. Líder da bancada federal, Neri Geller (PP) não registrou presença na sessão.

O veto imposto a medidas provisórias é analisado primeiro pelos deputados. Caso seja derrubado, com pelo menos 257 votos, o assunto é votado pelo Senado. Por não atingir os 247 votos para derrubar o voto, mesmo tendo mais votos entre os deputados - foram 247 a 187 - o veto foi mantido.
Imprimir