Imprimir

Imprimir Artigo

24/09/2019 - 15:25 | Atualizado em 24/09/2019 - 21:01

Governo diz que porto de Cáceres começa a funcionar em 2020

O governador Mauro Mendes anunciou em entrevista a Crispim Neto, apresentador da TV Gazeta Cuiaba e  da TV Band Cáceres, que o porto de Cáceres deve funcionar a partir de 2020. Outro projeto que está sendo avaliado pelo governo é do projeto que trata de Cáceres como cidade gêmea. A entrevista foi gravada em Cáceres, durante a primeira visita oficial do governador na cidade, revelou que Mauro Mendes tem diálogo aberto e franco com algumas lideranças na cidade.

O governador foi recebido pelo ex prefeito Túlio Fontes na sede do comando de Corpo de Bombeiros. Mendes que dispensou o uso do carro oficial do governo e pegou “carona” no carro do ex prefeito que o levou para o almoço realizado no Parque de Exposições. A conversa feita entre o governo e ex prefeito durou pouco mais de 20 minutos e nela, Túlio Fontes pode expor algumas de suas preocupações sobre os projetos futuro para a cidade.

Logo após o almoço, Mendes usou a entrevista para contar sobre o andamento de muitos dos projetos que chegou em seu gabinete e compactuou da mesma preocupação levada até ele por cacerenses. O governador conta que Cáceres precisa investir na retomada do seu produto principal: a pecuária. Depois da entrevista, Mendes voltou a capital.

 
Projeto cidades gêmeas

Já sobre o projeto das cidades gêmeas Mauro Mendes fala que o projeto está sob análise do seu secretário estadual de fazenda, Rogério Galo para ver a viabilidade e pertinência legal e havendo sinal de legalidade, o governo vai tirar do papel o projeto . O conceito de "cidade gêmea" se caracteriza pela integração urbana com países vizinhos e permite o livre comércio na região fronteiriça. Dessa forma, Cáceres poderá comercializar produtos importados com isenção de impostos. Apesar da portaria não indicar a cidade que seria "gêmea" de Cáceres, a cidade de San Matias, município da Bolívia, que fica há 100 km de distância, seria a cidade gêmea com Cáceres.
 
Projeto do porto de Cáceres

Mauro que em julho deste ano não tinha previsto datas, desta vez contou que a meta  de instalação é no ano que vem. Mendes contou que o projeto está nas mãos do governo e que o processo está tendo um estudo técnico e jurídico e de como estão as condições de operacionalidade do porto.

O porto de Cáceres fica numa posição estratégica pela proximidade da Hidrovia Paraguai/Paraná. São 3.442 quilômetros que englobam Brasil, Bolívia, Argentina e Uruguai, dos quais 1.290 km ficam em território brasileiro. Com o funcionamento da hidrovia, haveria uma redução do custo do frete em até 30% na região Oeste, Sul e Sudoeste do Estado, de acordo com estudos do movimento Pró-Logística.
 
Visita em Cáceres

Mauro que nos bastidores da sua vinda deixou claro para a sua assessoria que não queria ser usado para fazer ‘politicagem” na cidade, não teria gostado do não comparecimento da maior autoridade da cidade, o prefeito Francis Maris, que abriu mão do protocolo e não apareceu na inauguração do Posto do Gefron no Limão e muito menos no almoço oferecido ao governador no Parque de Exposições. Francis preferiu escalar a sua vice Eliene Liberato que teve que fazer as honras da casa para o governador. A comitiva estadual não foi recepcionada e nem levada ao aeroporto da cidade pelo prefeito e a sua vice.

O motivo de tanto desconforto de Mendes com Francis, seria o fato do prefeito estar tentando transferir seu grande índice de desaprovação para Mendes, além do prefeito ter gerado um “climão” por causa das suas articulações políticas nos bastidores.
 
Veja o pequeno trecho da entrevista de Mauro Mendes.
Imprimir