Imprimir

Imprimir Artigo

23/09/2019 - 14:23

Quatro Marcos e mais duas cidades decretam situação de emergência por causa da estiagem e incêndios florestais

Mais 3 municípios mato-grossenses decretaram situação de emergência por causa da estiagem e dos incêndios florestais. São José dos Quatro Marcos (315 km a oeste de Cuiabá), Nova Ubiratã (502 km ao norte) e General Carneiro (442 km a leste) se juntam aos municípios que solicitaram auxílio do Estado e da União por causa do clima.

Em São José dos Quatro Marcos, o decreto ocorre por causa do desabastecimento de água por causa da seca, sendo necessário o uso de caminhões pipas para o fornecimento de água em alguns bairros. Segundo a Prefeitura, o problema é antigo, mas foi agravado nesse ano, não só por causa do baixo volume de água como também pela tubulação antiga, que causa frequentes rompimentos.

Já em Nova Ubiratã, o maior problema são os incêndios florestais e queimadas urbanas. De acordo com a Prefeitura, mais de 6 mil hectares foram destruídas pelo fogo, a maior parte delas, de áreas de cultivo. Cerca de 70 propriedades acumulam prejuízos com a morte de animais e queima de áreas de plantação.

General Carneiro tem o decreto com validade até quarta-feira (25), podendo ser prorrogado caso não chova na região. Por lá as queimadas são o principal problema e têm causado danos à saúde dos moradores. A intensa fumaça causou a suspensão das aulas nas escolas municipais durante a vigência do decreto.

Cada município decreta a situação de emergência para que o problema seja reconhecido pelos governos do Estado e Federal para liberação emergencial de recursos. Para receber essas verbas, as prefeituras precisam apresentam um levantamento dos prejuízos e um plano de trabalho para reverter a situação.
Imprimir