Imprimir

Imprimir Artigo

23/09/2019 - 14:08

E agora?

Em uma estratégia para alavancar a pré-candidatura da vice Eliene Liberato Dias (PSDB), o prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), mandou para a Câmara de Vereadores dois pedidos de afastamento do País. O interessante é que agora convenceram Eliene que isso não tem problema, que ela ainda poderá se candidatar. Interpretação duvidosa. A lei eleitoral prevê que o vice não pode assumir seis meses antes das eleições, enquanto o prefeito pode se candidatar à reeleição no exercício do cargo. Porém, Eliene já assumiu como prefeita na gestão passada, e se ela assumir novamente nessa, em qualquer época, terá sido prefeita duas vezes, o que vão alegar para impedir a sua candidatura à terceira reeleição. Vice que assume é prefeito de fato e de direito, senão seria fácil. Bastaria na próxima o Francis vir como vice de alguém e esse alguém renunciar. Não pode.
 
Confirmado
 
Por falar em Eliene, uma importante fonte da Assembleia Legislativa, próxima ao deputado Max Russi (PSB), confirmou uma suspeita que tenho dito as irmãs Valdenizia e Valdeniria Dutra (PSDB). A ida de Eliene e Valdeniria para o PSB é uma cilada. Max, que é candidato a deputado federal em 2022, na verdade quer uma das duas como candidata a estadual em 2022 para ele arrancar uns votos em Cáceres e na região.
 
Armadilha
 
Na semana passada, Aparecido Alves, braço direito de Max Russi, e que estava no PSDB até maio deste ano, esteve em Cáceres para amarrar Valdeniria, Eliene e seus seguidores. Em função do seu desgaste político, o prefeito Francis Maris (PSDB), tem evitado ir as reuniões de articulação, mas nos bastidores comanda tudo. Inclusive já intimou todos os secretários trabalharem para Eliene.
 
Será?
 
O empresário e pecuarista Amarildo Merotti, apontado nos bastidores como a carta na manga do prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), para a eleição de 2020, disse durante o almoço oferecido na última quarta-feira, 18, ao governador Mauro Mendes (DEM), que não é pré-candidato a prefeito. Acrescentou que se forem amigo dele não o chamem para a política.
 
Adversários
 
Quem tinha dúvidas sobre a postura do governador Mauro Mendes (DEM), em relação ao grupo do prefeito Francis Maris e o PSDB de Cáceres, acabou com elas na última quarta-feira, 18, durante a estada do governador na cidade, a primeira após a eleição. Para começar, Francis sequer apareceu na inauguração do Posto do Gefron no Limão e muito menos foi ao almoço oferecido ao governador no Parque de Exposições. A vice Eliene Liberato Dias (PSDB), que representou o prefeito, exagerou na bajulação, mas foi tratada friamente. Se mostrando um político leal, o governador fez questão da presença do suplente de deputado federal Adriano Silva (DEM) ao seu lado em todos os eventos, afinal ele é o seu pré-candidato a prefeito em 2020.
 
2020
 
A todo o vapor rumo a eleição municipal do ano que vem, o governador Mauro Mendes (DEM) aproveitou a rápida visita à Cáceres para conversar com o ex-prefeito Túlio Fontes (PV). A conversa se deu na sede do Corpo de Bombeiros, onde o helicóptero que o transportava pousou vindo Limão, e se estendeu no trajeto até o Parque de Exposições onde ambos chegaram juntos na caminhonete de Túlio. Gostaria muito de saber o teor da conversa.
Imprimir