Imprimir

Imprimir Artigo

18/09/2019 - 17:27

Pesquisador do IFMT Cáceres é selecionado em programa de treinamento sobre empreendedorismo e inovação

O pesquisador do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres Prof. Olegário Baldo, Alexandre dos Santos, 38 anos, integra o grupo formado por dez pesquisadores brasileiros e dez suíços selecionados para participar do Programa Treinamento Academia-Indústria 2019, 'Academia-Industry Training (AIT)'.

Desenvolvido pela Swissnex Brazil, instituição suíça para cooperação internacional em empreendedorismo em colaboração com o Centro para Empreendedorismo da Universidade de St.Gallen (CLS HSG), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o programa promove ação conjunta entre Brasil e Suíça com o objetivo de capacitar pesquisadores para o desenvolvimento de projetos e estudos com potencial para o mercado e a indústria e fomentar a colaboração internacional entre os dois países.

O pesquisador do IFMT foi o único servidor entre todos os Institutos Federais do país a integrar a delegação brasileira selecionada por meio de edital conjunto entre o CNPq e a Swissnex Brasil. Para Santos, a aprovação no processo de seleção reforça o potencial de inovação tecnológica dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Federal em Mato Grosso.

"A seleção do IFMT no AIT-2019, demostra o grau de maturidade que nossos projetos de inovação tecnológica estão alcançando, uma vez que, os projetos selecionados foram apenas aqueles com grande potencial de gerar novos modelos de negócios com repercussão internacional", destaca Santos.

Entre esses projetos, o pesquisador revela o processo de desenvolvimento no IFMT da primeira empresa de tecnologia baseada em propriedade intelectual gerada, a partir de pesquisas desenvolvidas em uma instituição acadêmica, no modelo chamado Spin-off. O docente destaca que os projetos em andamento ganham possibilidades com articulação das políticas desenvolvidas pela pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propes) em conjunto com a Agência de Inovação Tecnológica (AIT) do IFMT.

"Isso só foi possível pelo ecossistema proporcionado pelos editais de inovação da AIT e Propes do IFMT. Estamos bem perto de desenvolver com estudantes a primeira spin-off acadêmica para a instituição, com tecnologias voltadas para o setor florestal", anuncia.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFMT, professor Wander Miguel de Barros, explicou que a Propes tem se esforçado para se adequar aos novos perfis e métricas da pesquisa, da inovação e da tecnologia que está sendo colocada nos dias de hoje.

"Nossos editais assim como os fomentos vinculados para garantir a capacitação dos servidores estão voltados para o empreendedorismo e inovação. A seleção do professor Alexandre a esta ação coroa e enaltece o trabalho desenvolvido pela instituição na capacitação e formação de profissionais do IFMT a trabalhar com inovação" pontua Wander.

Para ele, a experiência no programa de treinamento Brasil Suíça irá colaborar para que o IFMT planeje e execute novas ações futuras que contribuam para o desenvolvimento social e tecnológico do estado.

O programa de treinamento ocorrerá em dois períodos. O primeiro será no Brasil no mês de novembro deste ano. Em abril de 2020 será na Suíça. Em ambos os países, além de técnicas e estratégias de negócios e conhecimento de possibilidades do mercado brasileiro e suíço, os pesquisadores terão oportunidade de imersão em ambientes de empreendedorismo e inovação.
Imprimir