Imprimir

Imprimir Artigo

12/09/2019 - 07:50

Energisa vai colocar lâmpadas de LED em Mirassol e Cáceres

Vias públicas de cinco municípios de Mato Grosso ficarão mais claras ainda neste semestre. Isso porque as cidades estão recebendo investimentos do programa Energia Eficiente, da Energisa Mato Grosso, para a instalação de lâmpadas de LED na Iluminação Pública. Para isso, a Energisa investirá mais de R$ 9 milhões. Os municípios com projetos em execução são Mirassol D’Oeste, Cáceres, Santo Antônio do Leverger, Cuiabá, e Dom Aquino.
 
As novas lâmpadas de LED conseguem iluminar mais, durar mais tempo e ainda economizam energia. Ainda neste ano, mais duas cidades – Rondonópolis e Confresa - terão investimentos da Energisa. O município de Araputanga já teve o projeto realizado no primeiro semestre e está com as novas lâmpadas nas vias selecionadas pela prefeitura.
 
Mais de 5,4 mil lâmpadas serão substituídas até agosto de 2020 nas ruas e avenidas das cidades. A expectativa é que sejam economizados cerca de 3,4 Mwh/ano. “É muito importante também falar que as lâmpadas antigas são todas encaminhadas para o descarte ecologicamente correto. Ou seja, será descartada de forma que não impacte negativamente no meio ambiente”, explica a analista de Inovação da equipe de Eficiência Energética que acompanha os projetos nas prefeituras, Monique Gomes Pereira.
 
Vale lembrar, que a responsabilidade da iluminação pública dos municípios é da prefeitura, e para receber esse investimento, as prefeituras dos locais citados participaram da Chamada Pública para projetos de Eficiência Energética de 2018 e da primeira de 2019. Todos estão incluídos no Programa de Energia Eficiente, executado pela Energisa Mato Grosso e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Este ano, a Energisa Mato Grosso investirá R$ 27 milhões em projetos de eficiência energética em todo o Estado.
 
As reuniões de lançamento e alinhamento do projeto aconteceram em Cuiabá, na sede da Energisa Mato Grosso, em agosto. Nela, representantes da concessionária e das prefeituras alinharam detalhes sobre prazos, contrato e tecnologia utilizada na nova Iluminação Pública. O prazo para encerramento varia de acordo com o projeto apresentado e as ruas e avenidas foram selecionadas pelas prefeituras.
 
Veja abaixo, por município, quantas lâmpadas serão trocadas e o total de investimento:
 

 
Imprimir