Imprimir

Imprimir Artigo

09/09/2019 - 12:05

Projeto Bichos do Pantanal fara limpeza da Baia do Malheiro em Cáceres

Quem disse que sustentabilidade e educação ambiental não podem ser divertidos? Pelo menos, essa é a premissa de ao menos 21 projetos que, juntos, se preparam para percorrer 76 km de praias em 107 horas no dia 21 de setembro. Tudo isso com um só objetivo: recolher lixo e outros resíduos e promover a conscientização ambiental.

A iniciativa faz parte do "World Cleanup Day" ou Dia Mundial da Limpeza, em português, ação cívica que une 157 países em todo o mundo e que ocorre tradicionalmente no terceiro sábado do mês de setembro. 

A ação tem por objetivo conscientizar a população mundial acerca do descarte correto de resíduos sólidos e nós, do Projeto Bichos do Pantanal, uma iniciativa patrocinada pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, não poderíamos ficar de fora dessa. 

O Projeto Bichos do Pantanal, juntamente com alunos das escolas municipais de Cáceres (MT) irá percorrer mais de 2 km para coletar lixo acumulado na Orla do Rio Paraguai, especificamente na praia do Daveron e na trilha ecológica da Baía do Malheiros (SICMATUR), promovendo a reflexão sobre o descarte correto de resíduos. A atividade acontecerá das 07h30 às 09h30, no dia 21 de setembro, e é gratuita.
 
Sobre o Projeto Bichos do Pantanal:

O Projeto Bichos do Pantanal está em sua segunda edição e conta com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Gerido pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental, o projeto conquistou um prêmio e diversos resultados positivos entre 2013 e 2015, especialmente com as ações de educação ambiental, que envolveram 44 mil crianças e jovens do Pantanal no período e mais de 23 mil de agosto 2018 até o momento. Ao todo, 550 mil pessoas foram mobilizadas com as atividades desde a primeira edição. 

A área de atuação do Bichos do Pantanal abrange o município de Cáceres, o rio Paraguai, a Estação Ecológica Taiamã até Pacu Gordo, e também o município de Porto Estrela, região do entorno da Estação Ecológica da Serra das Araras.

Confira aqui programação completa para o mês de setembro:
 
Dia 11 | 7h30 às 10h30 - Dia Nacional do Cerrado

Nossos coordenadores acompanharão os alunos e professores da Escola Jardim Guanabara à Dolina Água Milagrosa. O objetivo da atividade será sensibilizar os alunos para a importância da conservação do bioma Cerrado através da conexão com a natureza.

Dia 19 e 20 | 7h30 às 9h30 - Semana da Árvore

Durante duas manhãs, os alunos da Escola Municipal Jardim Guanabara e Escola Estadual Gabriel Pinto de Arruda participarão de uma trilha ecológica para fomentar a importância da floresta ciliar para a conservação do rio Paraguai.

Dia 20 | 8h às 11h - Pit Stop Dia da Árvore e Distribuição de Mudas

Em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Cáceres (MT), o projeto Bichos do Pantanal irá promover uma doação de mudas de árvores na praça Barão do Rio Branco (centro histórico) de Cáceres.

Dia 21 | 7h30 às 11h | 13h30 às 17h - Conhecendo a Fauna Pantaneira

Durante a Feira do Conhecimento do Instituto Educacional de Cáceres (IEC), os alunos da Instituição poderão participar de uma atividade de observação e contato com elementos da fauna pantaneira, através da exposição da mostra científica da coleção zoológica da Unemat.

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis em www.bichosdopantanal.org
Imprimir